Mostra de Cinema da PUC-Campinas apresenta o documentário “Quando Falta o Ar”

Neste mês, de 14 a 30/11, acontece a “XXIV Mostra de Cinema Vozes Femininas” organizada pela CACI (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna) da PUC-Campinas.

Dentro da programação será exibido o documentário “Quando Falta o Ar”, dirigido pela cineasta Ana Petta e a médica Helena Petta.

A exibição acontece no dia 22/11 (terça-feira), às 14h, no Auditório Monsenhor Salim localizado no Campus II. E ainda no dia 29/11 (quarta-feira), às 17h30, na Sala Flexível da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, do Campus I. Após a exibição, haverá debates com a presença das diretoras.

O documentário recebeu o primeiro prêmio do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” e disputou a indicação para o Oscar de 2022.

Sobre o documentário “Quando Falta o Ar”

WhatsApp Image 2023-11-10 at 21.56.25O documentário apresenta a luta diária de trabalhadores/as do sistema público de saúde brasileiro em defesa da vida. Sua abordagem reflete a pandemia com ênfase no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19 em entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Traz também a intersecção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país.

“Quando Falta o Ar” é um longa-metragem produzido no calor do momento, um documento histórico empenhado em valorizar o trabalho dos/as profissionais que arriscaram as próprias vidas para continuar desempenhando as suas funções lotadas na vasta área da saúde.

Para isso, evidentemente, as diretoras e irmãs Ana e Helena Petta precisaram estar também no campo de batalha, acompanhando esses homens e mulheres fundamentais ao salvamento de inúmeras vidas.

Elas optam por um estilo bem mais observacional do que necessariamente informativo, lançando mão de raras entrevistas com personagens, mantendo a câmera interessada por flagrantes indicativos da ação em hospitais, centros comunitários, residências, tribos indígenas afastadas, penitenciárias, ou seja, em vários lugares onde o risco aumenta por conta da carência.

Além do documentário “Quando Falta o Ar” também serão exibidos os longas “A Vida Invisível”, “Estrelas Além do Tempo”, “Flor do Deserto” e “Nise e o Coração da Loucura”.

Artigos relacionados

Notícias

Ciclo Nacional de Palestras Formativas Remotas do CES

De 25 a 29/07 (períodos matutinos) será realizado o Ciclo Nacional de Palestras Formativas Remotas do Ces Estudos Sindicais. De acordo com o CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do

Notícias

Boaventura de Sousa Santos destrincha o assédio neoliberal às universidades

“A ideia de que o único valor do conhecimento é o valor de mercado é o que irá matar a universidade. Uma universidade que é ‘sustentável’ porque financia a si

Notícias

Sarau do do Professor homenageia Paulo Feire

Hoje, às 18h, tem Sarau do Professor sobre o tema “Paulo Freire: o Andarilho da Utopia”, no Facebook e Youtube do Sinpro Campinas. Dessa vez será em forma de roda

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!