20/06 |Dia Mundial do Refugiado

20/06 |Dia Mundial do Refugiado

O Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, foi criado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para homenagear a resiliência, os saberes e a determinação das pessoas refugiadas em todo o mundo que contribuem de diversas formas para as sociedades que as acolhem.

Trata-se de uma ocasião para promover a empatia e um maior entendimento sobre a situação das pessoas refugiadas, reconhecendo seus esforços para reconstruir suas vidas com dignidade.

Em 2022, o tema da data reforça a mensagem de “Seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direito a buscar proteção”. Este tema reflete a necessidade da garantia de direitos por parte de quem foi forçado a abandonar seu lar por causa de guerras, perseguições, conflitos, violência e violações dos seus direitos humanos.

No dia 26/04, a APROPUCC realizou a palestra virtual “Refugiados da Guerra”, com o jornalista José Reinaldo Carvalho, em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho e do Sinpro Campinas e Região.

José Reinaldo é editor internacional do Brasil 247, um dos maiores sites de notícias e de cobertura política do Brasil. É também professor e membro da Direção Nacional do Cebrapaz A palestra debateu os conflitos bélicos e a crise humanitária decorrentes da guerra na Ucrânia e como tudo isso impacta a nossa visão de mundo, de política, economia e relações humanas.

Se você tem interesse em construir um olhar mais aprofundado sobre esse assunto, assista à palestra completa no Facebook da APROPUCC.

Sobre o autor

Artigos relacionados

informativos

Consun realiza eleição para representação docente 2020

De 20 a 27 de fevereiro acontece a eleição para representação docente no Consun (Conselho Universitário) da PUC-Campinas. Podem votar os docentes contratados pela instituição até 17 de fevereiro de 2020. A votação é

informativos

Servidores públicos de SP fazem ato na sexta-feira (27) em defesa do setor

Servidores públicos do estado de São Paulo irão cruzar os braços contra o sucateamento e as privatizações das empresas públicas e a falta de valorização da categoria. Um grande ato

informativos

UNICAMP aprova moção em defesa da Educação Pública e da Autonomia Universitária

Dia 15 de outubro os professores, técnico-administrativos e estudantes da Unicamp se reuniram no Ciclo Básico para a histórica Assembleia Universitária Extraordinária que reuniu mais de 8 mil pessoas. Na ocasião, a

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!