Uma associação com história e muitas lutas

Pra gente relembrar a história do surgimento da APROPUCC é preciso retornar ao ano de 1977, no dia 28 de outubro, quando 20 professores se reuniram e criaram a Comissão Provisória Pró-Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que atuou ativamente para construção de uma entidade representativa.SITE_historico_apropucc

A APROPUCC, como ela é, só foi fundada em 15 de outubro de 1978 e nasceu da necessidade dos/as professores/as da PUC-Campinas conquistarem um espaço de participação e de influência na defesa de seus direitos, de melhores condições de trabalho, unificação e defesa de bandeiras nacionais e ampliação dos direitos sociais.

Naquela época, os principais embates travados pela classe docente eram a luta por direitos, a resistência ao regime militar e a retomada da democracia.

A APROPUCC está nas trincheiras unida e atuante junto à sociedade na luta contra as injustiças sociais ao lado do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro Campinas), a Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) e o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) há muitas décadas.Festa_27_10_2023_oficial

‍‍A defesa da educação democrática, do ensino de qualidade e de melhores condições de vida e de trabalho para os/as professores/as estão nas pautas que clamam pela participação coletiva de todos/as os/as professores/as da PUC-Campinas, unidos/as nos mesmos propósitos.

Além disso, não abrimos mão de seguir combatendo as ofensivas antidemocráticas, os ataques aos direitos trabalhistas, o projeto de mercantilização do ensino e as desigualdades sociais.

Para celebrar esses 45 anos de história e o Dia da Professora e do Professor, no dia 27/10 (sexta-feira), às 17h, faremos uma happy hour gratuito na sede da nossa associação (localizada no Campus I).

Reserve essa data e venha festejar a nossa história!

Artigos relacionados

Notícias

Assédio Moral: evento debateu práticas abusivas nas relações de trabalho

Nesta quarta (25), o auditório do Centro de Convenções se encheu com servidores, docentes e gestores durante o Fórum “Refletir”, organizado pela CGU (Coordenadoria Geral da Universidade) e com a

Notícias

Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública inicia ciclo de debates sobre as eleições

Primeiro evento acontece dia 30, com a participação de Frei Betto, Bia Barbosa e Ricardo Antunes O ciclo de debates ELEIÇÕES 2018, realizado pelo Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública

Notícias 0 comentários

Primeiro encontro do Cine Debate analisou os desafios do passado com os atuais vivenciados pela classe trabalhadora

Com alegria, realizamos em 05/05 o 1º encontro do Cine Debate “O Mundo do Trabalho através do Cinema”, quando o prof. Arnaldo Lemos apresentou o curso e a dinâmica dos

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!