Primeiro encontro do Cine Debate analisou os desafios do passado com os atuais vivenciados pela classe trabalhadora
Com alegria, realizamos em 05/05 o 1º encontro do Cine Debate “O Mundo do Trabalho através do Cinema”, quando o prof. Arnaldo Lemos apresentou o curso e a dinâmica dos encontros em maio e agosto.
O filme debatido neste primeiro encontro foi “Os Companheiros”, de Mário Monicelli, com análise conduzida pelo professor convidado Vinícius Casalino sob o eixo “Trabalho e Revolução Industrial”.
Em sua exposição, o professor Vinícius destacou a riqueza do filme ao abordar temas como a participação das mulheres nas lutas operárias e as contradições vividas pelos trabalhadores.
Propôs uma análise baseada em duas perspectivas que conectam os desafios da classe trabalhadora do passado com os atuais.
Relacionando o filme às teorias de Karl Marx, especialmente sobre a luta de classes e a jornada de trabalho, o professor debateu a organização operária na Revolução Industrial. Citou também o livro História e Consciência de Classe, de Lukács, como essencial para compreender a formação da consciência de classe retratada na obra.
Em sua abordagem falou ainda do papel dos intelectuais na formação dessa consciência, refletindo sobre os limites da organização espontânea e o valor do pensamento crítico.
Concluiu analisando a fragmentação atual da classe trabalhadora e a substituição de pautas redistributivas por reivindicações identitárias.
Após a exposição, o professor Arnaldo incentivou o debate com os participantes que compartilharam experiências locais e discutiram temas como a redução da jornada de trabalho, as lutas identitárias, fascismo, liberalismo, capitalismo e os desafios da educação na era digital.
Foi uma noite de grande aprendizado, reflexão e debate. Ao final, o professor Arnaldo agradeceu ao professor Vinícius pela brilhante contribuição.
Liliana Lima, coordenadora geral do CES, diretora da APROPUCC e do SINPRO Campinas e Região, também agradeceu a todos pela participação nesse momento tão significativo.
Esta atividade é promovida pela APROPUCC, em parceria com o @cesforma e @sinprocampinas.
Sobre o autor
Artigos relacionados
Sarau do do Professor homenageia Paulo Feire
Hoje, às 18h, tem Sarau do Professor sobre o tema “Paulo Freire: o Andarilho da Utopia”, no Facebook e Youtube do Sinpro Campinas. Dessa vez será em forma de roda
Em defesa do educador Paulo Freire
O legado de Paulo Freire está sendo contestado por grupos conservadores que, através de proposta ao Senado Federal, desejam retirar do nosso maior educador o título de Patrono da Educação
Aluno gravando aula? Professor não deve autorizar!
Além dos canais de apoio criados pela Fepesp e seus sindicatos integrantes para assistência a quem sentir-se atingido por restrições, pressão da comunidade escolar ou tentativas de sanção administrativa quanto
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!