Dia do Trabalhador marca luta de resistência contra retrocessos e perda de direitos
Cerca de 1500 pessoas compareceram à Praça de Esportes no DIC VI em Campinas, na tarde de ontem, 1º de maio, no ato político e cultural do Dia do Trabalhador para denunciar o ataque à democracia, que não é só contra o governo ou a presidenta, mas contra todos os trabalhadores brasileiros.
Participaram da atividade, representantes de vários movimentos sociais, sindicais, partidos políticos, centrais sindicais, políticos, entre outros setores da sociedade. As entidades protestaram em defesa dos direitos sociais e da democracia, contra os ajustes e os retrocessos na luta dos trabalhadores.
A Frente Brasil Popular – Campinas, organizadora do ato, acredita que caso Michel Temer (OMDB) assuma a presidência do país, seu projeto chamado de “Ponte para o Futuro” representará um duro golpe às conquistas históricas da classe trabalhadora. Somado a isso temos, atualmente, tramitando no Congresso Nacional, 55 projetos que propõem a retirada de direitos trabalhistas. Entre eles estão os projetos que instituem a terceirização; a reforma da previdência; a cobrança de mensalidades nas universidades públicas; a precarização das condições de trabalho do funcionalismo público; a prerrogativa do negociado sobre o legislado, ou seja, patrão e empregado “combinam” entre si acordos referentes ao salário, descanso semanal remunerado, pagamento de horas extras e outros itens, ignorando a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Além disso, temos visto o crescente desmonte do serviço público através de medidas privatistas na educação, saúde, etc.
As entidades que organizaram o ato expressaram sua preocupação com os rumos da política brasileira e foram unanimes em reafirmar a necessidade de unidade da classe trabalhadora para resistir à perda de direitos conquistados democraticamente.
Vale ressaltar que, a Apropucc é uma das entidades que integra a Frente Brasil Popular – Campinas e esteve no ato para somar forças na luta contra a precarização das condições de trabalho dos professores. Esteve presente ao ato a vice-presidente da entidade, Silvana Suaiden.
O ato político e cultural foi encerrado com o show da cantora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).
Artigos relacionados
Governo detalha regras do ensino domiciliar
Além de comprovar o vínculo com o aluno, os pais ou responsáveis pelo estudante ficam encarregados de apresentar um plano pedagógico individual, detalhando a forma como as aulas serão conduzidas.
Campanha de Popularização do Teatro de Campinas
A Campanha de Popularização do Teatro entra na reta final nesta semana. Mas ainda dá tempo de conferir os últimos espetáculos no Teatro Castro Mendes. A campanha é promovida pela Secretaria
Dossiê Reforma Trabalhista
O presente documento pretende contribuir para o debate sobre a reforma trabalhista em curso no Brasil. Para isso, busca analisar as principais propostas de alteração da legislação trabalhista e discutir


















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!