Especial Mulher: cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”
No ano passado o NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) lançou a oitava edição da cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”, para marcar o Dia Internacional da Mulher.
Mesmo com o passar do tempo, o conteúdo do material continua bastante atual, didático e repleto de ilustrações do cartunista Carlos Latuff.
O material questiona a versão de que o 8 de março teria começado a partir de uma greve ocorrida em 1857 em Nova Iorque, quando teriam morrido 129 operárias queimadas vivas. A obra lembra que, ao contrário do que foi intensamente divulgado, o Dia Internacional da Mulher tem uma origem socialista, que remonta ao início do século 20. Inclusive o 8 de março foi fixado a partir de uma greve iniciada no dia 23 de fevereiro (calendário russo) de 1917, na Rússia. Uma manifestação organizada por tecelãs e costureiras de Petrogrado foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa. Como escreveu Alexandra Kollontai, membro do Comitê Central do Partido Operário Social Democrata Russo, “nesse dia as mulheres russas levantaram a tocha da revolução”.
A cartilha ““A Origem Socialista do Dia da Mulher” explica a história desta data, que precisa continuar sendo lembrada com sua força revolucionária e transformadora.
Boa leitura!
Fonte: Núcleo Piratininga de Comunicação
Artigos relacionados
Como fica o ensino médio médio – vem aí o Ensino Médio “líquido”
Mônica Ribeiro (*) Publicada no Diário Oficial da União a Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e
Manifesto em repúdio à instalação de escolas cívico-militares
Na última sexta-feira (22), a Contee assinou um manifesto, produzido pelo Movimento Unificado de Educadores de Campinas e enviado pela coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Contee e diretora
Nota da Apropucc sobre CPI dos Trotes
No final de maio a Apropucc protocolou na reitoria da PUC-Campinas um abaixo-assinado em apoio à professora Lúcia M. Quintes D. Gomes pela coragem e exemplo ético de ter sido
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!