Conhecimento Sem Cortes

Foi lançando o movimento “Conhecimento Sem Cortes”, de várias universidades e agências de fomento à pesquisa,  contra os cortes no orçamento das universidades públicas e da ciência e tecnologia.

Conhecimento Sem Cortes é uma campanha de mobilização social aberta e supra partidária promovida por  professores universitários, cientistas, estudantes, pesquisadores e técnicos em oposição à redução dos investimentos federais nas áreas de ciência, tecnologia e humanidades e ao sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil.

O objetivo da campanha é monitorar e denunciar os cortes de orçamento e suas consequências negativas para a sociedade brasileira, além de sensibilizar a população para o que se produz nas universidades e nos institutos de pesquisa. Esperamos, assim, reunir apoio para pressionar o governo federal a garantir condições de funcionamento às instituições de ensino superior e de pesquisa. As primeiras articulações da campanha se deram com a organização das atividades da Marcha da Ciência, movimento internacional que aqui no Brasil contou com a participação das comunidades científicas de mais de 20 cidades.

A mobilização por #ConhecimentoSemCortes diz respeito ao modelo de desenvolvimento que queremos para o Brasil. Os ambientes de ensino superior e de pesquisa científica são fundamentais na busca de soluções para combater a pobreza, a violência, melhorar a saúde e a educação da população e proporcionar maior eficiência e sustentabilidade socioambiental nos projetos que visam o crescimento do país e a diminuição das desigualdades.

Os organizadores convidam grupos da sociedade civil organizada, professores, estudantes e técnicos para que se unam ao esforço de valorizar e proteger o pleno acesso às estruturas de produção de conhecimento para esta e para as futuras gerações.

Tendo em vista a importância da questão a Apropucc apoia essa pauta e contribui para a divulgação da campanha que conclama à sociedade a assinar a petição (abaixo-assinado), compartilhar conteúdos pelas redes sociais e acompanhar os eventos e o tesourômetro.

Ementa do abaixo-assinado

Nós, abaixo-assinados, estamos mobilizados contra o desmonte que ameaça a universidade pública e a área de ciência, tecnologia e humanidades. Com o menor orçamento dos últimos 10 anos e novos cortes de recursos e em programas de pesquisa sendo anunciados todos os meses, a sociedade brasileira está rapidamente perdendo sua estrutura de produção de conhecimento e formação profissional.

O desmonte do setor de ensino e pesquisa acarreta profundos impactos negativos no presente e no futuro do país. Mobilizados contra os cortes no conhecimento, exigimos:

– A garantia do pleno funcionamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas;

– A garantia da continuidade de bolsas de estudo e políticas de permanência para estudantes nas universidades, especialmente cotistas;

– A retomada de investimentos em ciência, tecnologia e pesquisa nos mesmos patamares de 2014;

– A retirada de Educação e Saúde do teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95

Seguimos mobilizados pela valorização do conhecimento científico, acadêmico e tecnológico do Brasil, principal caminho para superar a crise e avançar em direção ao desenvolvimento sustentável e justo do país.

Clique aqui para assinar o documento.

Artigos relacionados

Notícias

18/5 | “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes!”

Hoje, 18 de maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nossa luta vai além da defesa da educação e da valorização do

Notícias

Dia 24, trabalhadores ocuparão Brasília contra as reformas de Temer

As centrais sindicais se uniram para convocar uma grande marcha dos trabalhadores para Brasília no próximo dia 24. O objetivo é barrar a aprovação da Reforma da Previdência, em tramitação

Notícias

Câmara dos Deputados rejeita tirar professores da Previdência

A Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira 10 um destaque do Partido Liberal (PL) que pretendia retirar os professores das regras da nova Previdência. Foram 256 votos favoráveis e 184 contra.

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!