Grito d@s Excluíd@s de Campinas 2019
Neste sábado, 7 de setembro, tem a 25ª edição do Grito d@s Excluíd@s de Campinas, a partir da 9h, no Largo do Pará.
Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Este sistema não vale: LUTAMOS POR JUSTIÇA, DIREITOS E LIBERDADE”, o Grito, mais uma vez, se apresenta como um espaço de luta, denúncia, voz e vez de milhares de excluídos e excluídas no Brasil.
Será um momento de encontro e de compartilhar das nossas lutas na defesa da vida, dos direitos, da justiça , contra toda a criminalização que nosso povo sofre e, principalmente, por liberdade de ser, viver e amar do jeito que quisermos.
Como surgiu o Grito d@s Excluíd@s?
A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo tema era Brasil, alternativas e protagonistas, inspirada na Campanha da Fraternidade de 1995, com o lema: “A fraternidade e os excluídos”.
Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência. O primeiro Grito dos Excluíd@s foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema “A vida em primeiro lugar”, e ecoou em 170 localidades.
A partir de 1996, o Grito foi assumido pela CNBB que o aprovou em sua Assembleia Geral, como parte do PRNM (Projeto Rumo ao Novo Milênio – doc. 56 nº 129). A cada ano, se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de Setembro.
Mais do que uma articulação, o Grito é um processo, é uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Ele brota do chão, é ecumênico e vivido na prática das lutas populares por direitos.
A proposta não só questionar os padrões de independência do povo brasileiro, mas ajudar na reflexão para um Brasil que se quer cada vez melhor e mais justo para todos os cidadãos e cidadãs. Assim, é um espaço aberto para denúncias sobre as mais variadas formas de exclusão.
Hoje o Grito d@x Excluíd@s conta com o apoio de diversas entidades dos movimentos popular, sindical, estudantil, entre outros segmentos.
Artigos relacionados
MIS apresenta retrospectiva de filmes exibidos em 2016
O MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas está com uma programação especial no circuito de cinema. O público terá oportunidade de conferir muitos títulos exibidos nos cinemas
Comunicado: Férias de Julho/2020
Devido às férias escolares a Apropucc informa que nossas atividades estarão suspensas, confira as informações no comunicado abaixo. Professor(a), agradecemos a sua compreensão!
Sinpro Campinas alerta para estado de greve no Ensino Superior
Negociações com mantenedoras foram suspensas após insistência dos patrões em retirar direitos. Professores devem se preparar para mobilização. Caros professores do Ensino Superior, O Sindicato dos Professores de Campinas
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!