Grito d@s Excluíd@s de Campinas 2019

Neste sábado, 7 de setembro, tem a 25ª edição do Grito d@s Excluíd@s de Campinas, a partir da 9h, no Largo do Pará.

Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Este sistema não vale: LUTAMOS POR JUSTIÇA, DIREITOS E LIBERDADE”, o Grito, mais uma vez, se apresenta como um espaço de luta, denúncia, voz e vez de milhares de excluídos e excluídas no Brasil.
Será um momento de encontro e de compartilhar das nossas lutas na defesa da vida, dos direitos, da justiça , contra toda a criminalização que nosso povo sofre e, principalmente, por liberdade de ser, viver e amar do jeito que quisermos.

Como surgiu o Grito d@s Excluíd@s?

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo tema era Brasil, alternativas e protagonistas, inspirada na Campanha da Fraternidade de 1995, com o lema: “A fraternidade e os excluídos”.

Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência.  O primeiro Grito dos Excluíd@s foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema “A vida em primeiro lugar”, e ecoou em 170 localidades.

A partir de 1996, o Grito foi assumido pela CNBB que o aprovou em sua Assembleia Geral, como parte do PRNM (Projeto Rumo ao Novo Milênio – doc. 56 nº 129). A cada ano, se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de Setembro.

Mais do que uma articulação, o Grito é um processo, é uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Ele brota do chão, é ecumênico e vivido na prática das lutas populares por direitos.

A proposta não só questionar os padrões de independência do povo brasileiro, mas ajudar na reflexão para um Brasil que se quer cada vez melhor e mais justo para todos os cidadãos e cidadãs. Assim, é um espaço aberto para denúncias sobre as mais variadas formas de exclusão.

Hoje o Grito d@x Excluíd@s conta com o apoio de diversas entidades dos movimentos popular, sindical, estudantil, entre outros segmentos.

Fonte: https://www.gritodosexcluidos.com

Artigos relacionados

Notícias

Sinpro entra em Férias Coletivas de 10 a 29 de julho

O Sinpro Campinas e Região informa que, no período de 10 a 29 de julho, o Sindicato e suas Subsedes estarão fechados para cumprir o período de férias coletivas de

Notícias 0 comentários

Curso: Introdução ao Psicodrama

O Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas realiza no dia 12 de setembro, das 9 às 16h30, na Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 2399, Jd. Paineiras o

Notícias

Manifesto defende Paulo Freire como patrono da educação brasileira

O Coletivo Paulo Freire lançou nesta segunda 16 um manifesto em defesa ao legado de Paulo Freire e pela manutenção de seu título como patrono da educação brasileira. Encabeçado pela

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!