Cine Debate analisa os entraves do Trabalho Moderno
| CINE DEBATE ANALISA OS ENTRAVES DO TRABALHO MODERNO |
Na segunda-feira (19), foi realizado o terceiro encontro do Cine Debate “O Mundo do Trabalho Através do Cinema”, com o tema “Trabalho e Modernidade” e análise do clássico “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin.
A mediação foi conduzida pelo professor Arnaldo Lemos Filho, com participação do economista e professor da PUC-Campinas, Antonio Carlos Lobão. Sob a ótica da economia, Lobão baseou sua fala na obra “Tudo que é Sólido Desmancha no Ar”, de Marshall Berman, e apresentou as três fases da modernidade, relacionando-as ao contexto histórico do filme e às ideias marxistas sobre destruição e reconstrução no capitalismo.
Durante a análise, destacou como o filme retrata a modernidade pelas reinvenções de Carlitos, evidenciando os impactos da industrialização e urbanização nas relações sociais. O relógio, símbolo da era industrial, reforça temas como controle do tempo, alienação do trabalho e obsessão por eficiência e produtividade.
Lobão abordou o conceito de alienação marxista e a subordinação do trabalhador ao capital, ilustrando com cenas do filme a intensificação do ritmo de trabalho e o fetichismo da mercadoria — conceito relacionado por ele à indústria farmacêutica e à medicalização da vida.
Também refletiu sobre os impactos da tecnologia no futuro do trabalho, alertando para a substituição de atividades cognitivas por máquinas.
O debate teve ampla participação, com temas como capitalismo, tempo de trabalho, transformações sociais, educação e modelo econômico chinês. O professor sugeriu que este último tema seja discutido mais a fundo no sindicato.
Ao final, o professor Arnaldo agradeceu e anunciou a possibilidade de curso de sociologia baseado no filme.
A coordenadora do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho, professora Liliana Lima, também diretora da APROPUCC e do Sindicato dos Professores de Campinas e Região, agradeceu a todos e convidou Lobão para retornar na próxima aula, marcada para segunda-feira (26), que encerrará o semestre.
O curso será retomado em agosto com novos debates.
O Cine Debate é promovido pela APROUCC, em parceria com o CES e apoio do Sinpro Campinas.
Sobre o autor
Artigos relacionados
Planos de Governo dos Presidenciáveis
Treze partidos solicitaram candidaturas a presidente ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As siglas registraram os seguintes candidatos: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Geraldo Alckmin (PSDB),
IV Conferência Municipal de Direitos Humanos de Campinas
De 11 a 13 de Dezembro, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (Av. Anchieta, n° 200 – Centro de Campinas), acontece a IV Conferência Municipal de Direitos Humanos
O CES em Campinas, uma experiência interessante!
Entendemos que o processo de formação política e sindical, desenvolvido pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) tem que ser contínuo, buscando atingir da forma mais ampla
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!