1º de Maio, o Dia do Trabalhador!
Neste domingo, 1º de Maio, comemora-se o Dia do Trabalhador. Em Campinas o ato político e cultural que marca a luta da classe trabalhadora pela democracia e contra os ajustes e os ataques aos direitos trabalhistas será na Praça de Esportes do DIC VI (Av. Suaçuna, a partir das 14h). A atividade também contará com a participação da deputada Leci Brandão (PCdoB) e outros .
Infelizmente, a poucos dias vimos um grande circo, ao vivo, na Câmara dos Deputados no dia da votação do impeachment, com o apoio dos grandes veículos de comunicação, em especial a Rede Globo de Televisão.
Na verdade, aqueles que não conseguiram se eleger pelo voto popular nas últimas eleições, querem tomar o poder para implementar novamente no Brasil uma agenda neoliberal, que basicamente é um modelo econômico que deixa os grandes empresários mais ricos e os trabalhadores e trabalhadoras mais pobres e com menos direitos.
Eles querem se aproveitar da crise, que é mundial, como pretexto para aumentar os lucros dos empresários e criar a falsa ilusão de que essa é a única solução para sairmos da crise e assim aprovar projetos como o da terceirização das atividades fim, uma relação de trabalho que beira a escravidão.
Querem ainda aumentar a idade para a aposentadoria; retirar direitos dos trabalhadores que existem hoje na CLT e incentivam o trabalho infantil reduzindo a idade para entrar no mercado. Eles defendem a descaracterização da negociação coletiva, que incentiva a demissão sem justa causa e que precariza consequentemente a saúde pública, a educação e a segurança, entregando esses serviços públicos essenciais e garantidos na Constituição de 1988 para a iniciativa privada, que obviamente pouco, ou nada se importa com os trabalhadores, e visa apenas o lucro.
Por isso as entidades progressistas e de esquerda estão nesse 1º de Maio para deixar explícito que não deixaremos esses ataques acontecer e que vamos continuar lutando pela democracia e para que as pautas da classe trabalhadora sejam a prioridade no Congresso Nacional.
Artigos relacionados
NOTA PÚBLICA: Apropucc repudia Projeto de Lei baseado na “Escola Sem Partido” e se solidariza com o professor Arnaldo Lemos
Em nota oficial a diretoria da Apropucc manifesta seu repúdio ao projeto de lei campineiro que tem como base a proposta “Escola Sem Partido” e se solidariza com o professor
Professores do Ensino Superior de Campinas e Região rejeitam proposta patronal em assembleia e aprovam estado de greve!
Os professores do Ensino Superior de Campinas e Região rejeitaram por unanimidade a proposta dos representantes das universidades privadas, de concederem apenas 4% de reajuste salarial, e aprovaram o estado
ENSINO SUPERIOR | Dissídio de greve vai a julgamento
Patronal recebe prazo para defesa e terá que enfrentar julgamento – ou voltar atrás na sua intransigência e aceitar proposta do Tribunal: reajuste integral pela inflação na data base da

















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!