1º de Maio, o Dia do Trabalhador!

1º de Maio, o Dia do Trabalhador!

Neste domingo, 1º de Maio,  comemora-se o Dia do Trabalhador. Em Campinas o ato político e cultural que marca a luta da classe trabalhadora pela democracia e contra os ajustes e os ataques aos direitos trabalhistas será na Praça de Esportes do DIC VI (Av. Suaçuna, a partir das 14h). A atividade também contará com a participação da deputada Leci Brandão (PCdoB) e outros .

Infelizmente, a poucos dias vimos um grande circo, ao vivo, na Câmara dos Deputados no dia da votação do impeachment, com o apoio dos grandes veículos de comunicação, em especial a Rede Globo de Televisão.

Na verdade, aqueles que não conseguiram se eleger pelo voto popular nas últimas eleições, querem tomar o poder para implementar novamente no Brasil uma agenda neoliberal, que basicamente é um modelo econômico que deixa os grandes empresários mais ricos e os trabalhadores e trabalhadoras mais pobres e com menos direitos.

Eles querem se aproveitar da crise, que é mundial, como pretexto para aumentar os lucros dos empresários e criar a falsa ilusão de que essa é a única solução para sairmos da crise e assim aprovar projetos como o da terceirização das atividades fim, uma relação de trabalho que beira a escravidão.

Querem ainda aumentar a idade para a aposentadoria; retirar direitos dos trabalhadores que existem hoje na CLT e incentivam o trabalho infantil reduzindo a idade para entrar no mercado. Eles defendem a descaracterização da negociação coletiva, que incentiva a demissão sem justa causa e que precariza consequentemente a saúde pública, a educação e a segurança, entregando esses serviços públicos essenciais e garantidos na Constituição de 1988 para a iniciativa privada, que obviamente pouco, ou nada se importa com os trabalhadores, e visa apenas o lucro.

Por isso as entidades progressistas e de esquerda estão nesse 1º de Maio para deixar explícito que não deixaremos esses ataques acontecer e que vamos continuar lutando pela democracia e para que as pautas da classe trabalhadora sejam a prioridade no Congresso Nacional.

1demaio2016_apropucc

 

Artigos relacionados

Notícias

Cineclube Outubro do MIS

O Cineclube Outubro do Museu da Imagem e do Som de Campinas apresentará em dezembro o Documentário “História que o nosso cinema (não) contava”. Será dia 14/12 (sexta-feira), às 19h, no MIS, localizado  no Palácio

Notícias

Câmara dos Deputados rejeita tirar professores da Previdência

A Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira 10 um destaque do Partido Liberal (PL) que pretendia retirar os professores das regras da nova Previdência. Foram 256 votos favoráveis e 184 contra.

Notícias

Ato Contra a Reforma da Previdência em Campinas

O governo usurpador de Michel Temer, planeja enviar o projeto de Reforma da Previdência nos próximos dias, projeto este que colocará em vigor, entre outras medidas- o aumento da idade

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!