Especial Mulher: cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”
No ano passado o NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) lançou a oitava edição da cartilha “A Origem Socialista do Dia da Mulher”, para marcar o Dia Internacional da Mulher.
Mesmo com o passar do tempo, o conteúdo do material continua bastante atual, didático e repleto de ilustrações do cartunista Carlos Latuff.
O material questiona a versão de que o 8 de março teria começado a partir de uma greve ocorrida em 1857 em Nova Iorque, quando teriam morrido 129 operárias queimadas vivas. A obra lembra que, ao contrário do que foi intensamente divulgado, o Dia Internacional da Mulher tem uma origem socialista, que remonta ao início do século 20. Inclusive o 8 de março foi fixado a partir de uma greve iniciada no dia 23 de fevereiro (calendário russo) de 1917, na Rússia. Uma manifestação organizada por tecelãs e costureiras de Petrogrado foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa. Como escreveu Alexandra Kollontai, membro do Comitê Central do Partido Operário Social Democrata Russo, “nesse dia as mulheres russas levantaram a tocha da revolução”.
A cartilha ““A Origem Socialista do Dia da Mulher” explica a história desta data, que precisa continuar sendo lembrada com sua força revolucionária e transformadora.
Boa leitura!
Fonte: Núcleo Piratininga de Comunicação
Artigos relacionados
Contee: preparando, desde já, grandes manifestações para 10/11
Sindicalistas de várias categorias estão se organizando e movimentado para realizar grandes manifestações, em todo o país, no dia 10 de novembro, véspera do início de vigência da antirreforma trabalhista,
Em paralelo à Cúpula dos Brics, Brasil receberá o “Brics dos Povos” em novembro
Movimentos populares, sindicatos e partidos debatem questões comuns entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul Movimentos populares, sindicatos e partidos políticos dos países que formam o Brics – grupo
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!