Curso “Introdução à História da Revolução Russa” será realizado em parceria com a Apropucc

curso_revolução_russaA Fundação Maurício Grabois (FMG) em parceria com outras entidades, entre elas a Apropucc, está realizando o curso de “Introdução à História da Revolução Russa”.

Será nos dias 10, 11, 18 e 25 de outubro, das 19 às 22 horas, no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

O curso visa fornecer elementos da história da Revolução Russa de 1917: os fatos e personagens mais significativos. E também entender as condições que levaram ao processo revolucionário e os seus reflexos na história russa e mundial no século XX.

Vale destacar que no próximo dia 25 de outubro (pelo calendário gregoriano antigo russo ou 7 de novembro pelo nosso calendário), se completará os 100 anos da Revolução Russa, que foi um dos acontecimentos mais importantes do século XX, cujos efeitos perduram até os nossos dias. Com tantos ataques aos nossos direitos trabalhistas é de suma importância conhecer essa história de luta.

O público alvo são estudantes em geral e militância dos movimentos sociais e demais interessados na temática.

As inscrições serão feitas pela Internet e por e-mail, mediante cadastro com dados pessoais, formação, grau de interesse e as confirmações serão feitas por correio eletrônico. As inscrições serão gratuitas e o prazo limite para o pedido de inscrição será até 4 de outubro (terça-feira) e a confirmação acontece no dia 5 de outubro (quinta-feira). Serão oferecidas 40 vagas.

Clique aqui https://goo.gl/TTXBwp e faça sua inscrição.

Certificado de Conclusão

O curso será ministrado pelos historiadores Augusto César Buonicore e Orestes Toledo e o sociólogo Lejeune Mirhan.

Será oferecido Certificado de Conclusão ao aluno que comparecer a pelo menos três das quatro aulas.

Conteúdo pragmático

1ª Aula – As Origens da Revolução Russa (1860-1917) – Professor: Orestes Toledo

Compreende das origens do processo revolucionário, no último quarto do século XIX sob o império czarista, até a Revolução de Fevereiro de 1917.

2ª Aula – Os dias da Revolução – Professor: Lejeune Mirhan

Compreende o período que vai de fevereiro de 1917 até o momento da tomada do poder pelos bolcheviques em 25 de outubro de 1917.

3ª Aula – Os primeiros anos do socialismo (1918-1924) – Professor: Augusto César Buonicore

Compreende o período após a revolução em si, os seus primeiros anos, a sua consolidação. Ele irá até a morte de Lênin em 1924.

4ª Aula – projeção do filme Outubro, do diretor Serguei Eisenstein, de uma hora e meia de duração.

Em seguida, será realizado um debate sobre o tema. – Coordenador: Orestes Toledo

Bibliografia Básica: Pequena história de um século da grande revolução de Outubro, de Bernardo Joffily, editora Anita Garibaldi, São Paulo, 2017. Cada aluno inscrito receberá um exemplar do livro e uma pasta com apostila com textos selecionados.

Promoção

Fundação Maurício Grabois, Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas), Sinpro Campinas (Sindicato dos Professores de Campinas e Região, CES (Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho) e UJS (União da Juventude Socialista ). Com apoio Museu da Imagem e do Som de Campinas e Museu da Cidade.

O Museu da Imagem e do Som de Campinas fica na Rua Regente Feijó, 859, Centro.

Artigos relacionados

Notícias

Tribunal reafirma que professor é categoria diferenciada

Por José Geraldo Santana, consultor jurídico da Contee A Seção de Dissídios Individuais (SDI1) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reafirmou o entendimento de que professor é categoria diferenciada, não importando

Notícias

Lançamento do Manifesto em Defesa da Escola Sem Censura

Nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, no Colégio Carlos Gomes, lançaremos o Manifesto em Defesa da Escola Sem Censura num ato em defesa dos educadores e contra a perseguição promovida pelo

Notícias 0 comentários

Convite para comemoração de posse da nova diretoria da Apropucc

A comemoração de posse da nova diretoria da Apropucc (Gestão 2016/2017) está marcada para 18 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 16 horas, na sede da entidade. Visualize abaixo o convite

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!