MIS exibe documentário Linha de Montagem

O Cineclube Outubro exibe neste sábado (30), às 16h, no Museu da Imagem e do Som, será exibido o documentário “Linha de Montagem”. A obra, dirigida por Renato Tapajós, registra as grandes greves metalúrgicas do ABC paulista entre 1979 e 1980. O museu fica à Rua Regente Feijó, nº 859, Centro.

O documentário traz imagens das assembleias no estádio de Vila Euclides, reunindo até 100 mil trabalhadores, e a repressão policial contra aquele movimento que contagiou o país. Vivíamos ainda numa Ditadura Militar e sob a égide da Lei de Segurança Nacional, na qual vários dirigentes sindicais do país estavam sendo perseguidos.

“Linha de Montagem” foi lançado em 1982 na própria sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. No meio da primeira sessão, chegaram agentes da Polícia Federal com o objetivo de apreender o filme. Enquanto os organizadores negociavam com os policiais, a película saía pela janela da entidade, sendo escondida na sacola de uma simples faxineira, que pode ter salvado a obra para a posteridade. A obra foi selecionada para o Fórum da Juventude do Festival de Berlim, em 1984.

DOCUMENTÁRIO LINHA DE MONTAGEM

  • Direção: Renato Tapajós
  • Trilha sonora: Chico Buarque de Holanda e Novelli
  • Narração: Othon Bastos
  • Ano de produção: 1982 – Restaurado e remasterizado em 2007
  • Duração: 90 minutos
  • Promoção: Cineclube Outubro
  • Parcerias: Fundação Maurício Grabois (FMG); Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro); Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc); Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp); Sindicatos dos Trabalhadores da Unicamp (STU).
  • Apoio: Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu da Cidade (Muci) de Campinas.

 

cartaz-linha-de-montagem

Fonte: Cineclube Outubro

Artigos relacionados

informativos

Assembleia vai discutir a contribuição sindical e a resistência à reforma trabalhista

Querem destruir seu Sindicato e junto com ele os seus direitos! A estratégia do governo e dos patrões é enfraquecer nossa organização e, para isso, a Reforma Trabalhista alterou de forma

informativos

Se a inflação está baixa, por que o custo de vida não cai?

por Dimalice Nunes A queda nos preços dos alimentos puxou o índice para baixo, mas os aumentos do gás, dos combustíveis e dos planos de saúde pesam para o consumidor

informativos 0 comentários

Sindicato da Construção Civil realiza palestra com Márcio Pochmman

O Sindicato da Construção, Montagem e Mobiliário de Campinas e Região (Sinticom) realiza na Sexta Cultural, dia 25/09, às 18h30, no Auditório João do Prumo, a palestra “As perspectivas da

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!