Cineclube Outubro: JANGO – Como, Quando e Porque se depõe um presidente?
Esse ano comemoramos 100 anos do nascimento de João Goulart, conhecido como Jango, um dos presidentes brasileiros que mais trabalhou em favor dos interesses do povo, deposto pelo golpe militar de 1964, ao qual se seguiu a instalação de uma Ditadura.
Na ocasião, o Cineclube Outubro exibe o documentário “Jango”, de Silvio Tendler, que atingiu meio milhão de espectadores, sendo o mais assistido até hoje no país. Será 9/05 (quinta-feira), às 17h, no Auditório da Adunicamp.
João Vicente Goulart, autor do livro “Jango e Eu, memórias de um exílio sem volta”, que relata sua história no exílio a que foi forçado junto com seus pais e irmã – em meio à infância até a idade adulta – pela perseguição ditatorial da qual sua família foi vítima, estará conosco para conversar sobre o filme após a sua projeção.
Ele tem participado dos eventos comemorativos aos 100 anos de nascimento de seu pai, Jango, e falará sobre a sua visão do Brasil durante os anos de chumbo, que observou a partir desse exílio, a partir das 19h.
Ao final do debate, João Vicente estará autografando seu livro no mesmo auditório, localizado na Av. Érico Veríssimo, 1479, na Cidade Universitária (Unicamp) – Campinas.
Programação:
- 17h – Filme (Jango, de Sílvio Tendler).
- 19h – Debate (Coordenação do Prof. Dr. Wagner Romão, presidente da ADUNICAMP).
- 20h – Lançamento do Livro, coquetel e sessão de autógrafos com o autor (Organizado pela Livraria Pontes).
Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Maurício Dias e Silvio Tendler
Trilha Sonora: Milton Nascimento e Wagner Tiso
Narração: José Wilker
Participações: João Goulart e Juscelino Kubitschek (imagens de arquivo), Leonel Brizola, Frei Beto e outros.
Duração: 1h57
Ano de produção: 1984.
Prêmios: Troféu Margarida de Prata, da CNBB (1984); Prêmio especial do júri, prêmio do público e de melhor trilha-sonora do Festival de Gramado (1984); Prêmio especial do júri no Festival de Havana (1984)
Parcerias: Fundação Grabois, ADunicamp, Sinpro Campinas, Apropucc, STU e Apeoesp.
Apoio: Livraria e Editora Pontes
Artigos relacionados
Sinpro Campinas alerta para estado de greve no Ensino Superior
Negociações com mantenedoras foram suspensas após insistência dos patrões em retirar direitos. Professores devem se preparar para mobilização. Caros professores do Ensino Superior, O Sindicato dos Professores de Campinas
Eleição 2021 | Começa hoje (8/11) a votação online da Apropucc
Começou hoje (8/11) a votação para a escolha da nova diretoria da APROPUCC para a gestão 2022/2023. A senha e o link para a votação online foram enviados nesta manhã
Nota de Repúdio da Apropucc ao desmonte das Universidades e Institutos Públicos Federais
A diretoria da Apropucc recebeu com indignação o anúncio de corte de verbas das Universidades Públicas Federais e Institutos Públicos e decidiu expressar repúdio ao atual governo. Confira abaixo o documento:
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!