Cineclube Outubro: JANGO – Como, Quando e Porque se depõe um presidente?
Esse ano comemoramos 100 anos do nascimento de João Goulart, conhecido como Jango, um dos presidentes brasileiros que mais trabalhou em favor dos interesses do povo, deposto pelo golpe militar de 1964, ao qual se seguiu a instalação de uma Ditadura.
Na ocasião, o Cineclube Outubro exibe o documentário “Jango”, de Silvio Tendler, que atingiu meio milhão de espectadores, sendo o mais assistido até hoje no país. Será 9/05 (quinta-feira), às 17h, no Auditório da Adunicamp.
João Vicente Goulart, autor do livro “Jango e Eu, memórias de um exílio sem volta”, que relata sua história no exílio a que foi forçado junto com seus pais e irmã – em meio à infância até a idade adulta – pela perseguição ditatorial da qual sua família foi vítima, estará conosco para conversar sobre o filme após a sua projeção.
Ele tem participado dos eventos comemorativos aos 100 anos de nascimento de seu pai, Jango, e falará sobre a sua visão do Brasil durante os anos de chumbo, que observou a partir desse exílio, a partir das 19h.
Ao final do debate, João Vicente estará autografando seu livro no mesmo auditório, localizado na Av. Érico Veríssimo, 1479, na Cidade Universitária (Unicamp) – Campinas.
Programação:
- 17h – Filme (Jango, de Sílvio Tendler).
- 19h – Debate (Coordenação do Prof. Dr. Wagner Romão, presidente da ADUNICAMP).
- 20h – Lançamento do Livro, coquetel e sessão de autógrafos com o autor (Organizado pela Livraria Pontes).
Direção: Silvio Tendler
Roteiro: Maurício Dias e Silvio Tendler
Trilha Sonora: Milton Nascimento e Wagner Tiso
Narração: José Wilker
Participações: João Goulart e Juscelino Kubitschek (imagens de arquivo), Leonel Brizola, Frei Beto e outros.
Duração: 1h57
Ano de produção: 1984.
Prêmios: Troféu Margarida de Prata, da CNBB (1984); Prêmio especial do júri, prêmio do público e de melhor trilha-sonora do Festival de Gramado (1984); Prêmio especial do júri no Festival de Havana (1984)
Parcerias: Fundação Grabois, ADunicamp, Sinpro Campinas, Apropucc, STU e Apeoesp.
Apoio: Livraria e Editora Pontes
Artigos relacionados
Processo eleitoral do Sinpro Campinas tem uma chapa inscrita
A eleição para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Professores de Campinas e Região terá chapa única. O prazo de inscrição de chapas terminou no dia 3 de
Nota da Apropucc sobre Greve Geral
Nota da diretoria da Apropucc convoca professores e professoras a aderir à Greve Geral, de 14 de junho.
Sinpro oferece capacitação em “Danças Circulares Sagradas”
O Sinpro Campinas está com inscrições abertas para as aulas de “Danças Circulares”, que acontecerão todas as terças feiras, das 19 às 21 horas. O trabalho será realizado por Mairany
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!