Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social
Na semana que o Programa Bolsa Família completa o 17º aniversário – em meio a uma tentativa do governo federal de substituí-lo por outro programa social – será realizado o Seminário Ana Fonseca: Políticas Públicas, Cidadania e Enfrentamento das Desigualdades, promovido pela PUC/Campinas e UNICAMP, entre os dias 19 a 23 de outubro.
O evento ocorrerá poucos dias após o Prêmio Nobel da Paz 2020 colocar foco na agenda da fome no mundo, e a conferência temática de abertura será ministrada pelo brasileiro José Graziano, ex-Diretor Geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), por duas gestões.
Além de emprestar o nome ao evento, Ana Fonseca, falecida em 2018 – responsável pela implantação do Bolsa Família – será homenageada com o lançamento do site www.anafonseca.com.br, associado ao Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social.
O objetivo do encontro é apresentar e debater políticas de combate à pobreza no Brasil e na América Latina, por meio de lives diárias, com mesas de debates que terão a participação de especialistas brasileiros e latino-americanos.
Para assistir as exposições e debates do seminário, acesse as redes sociais do Forum Ana Fonseca:
- FACEBOOK: https://web.facebook.com/
forumanafonseca - YOUTUBE: https://www.youtube.com/
channel/ UCXLCCmceUZehPhJxE3yHOsg
As lives serão transmitidas a partir das 18h – na segunda (19) e terça (20) – e às 19h nos dias seguintes.
ANA FONSECA, PARA SEMPRE
Neste dia 25 de março, completou-se 1 ano desde a morte de Ana Fonseca.
Ao batizar este Fórum com o seu nome queremos expressar nossa admiração e respeito ao seu legado como referência na luta contra as desigualdades sociais. Queremos aplaudir sua contribuição ao Brasil e, em especial, aos brasileiros mais vulneráveis. Queremos celebrar sua coerência, dedicação e compromisso com uma nação mais justa e inclusiva.
Mas queremos celebrar, também, a pessoa que dá nome a esse Fórum. Ana Fonseca, a pessoa, não nutria apenas a tolerância com a diferença. Ela a amava, ela aprendia com o diferente, enxergava aí a possibilidade de descobrimento, crescimento, superação. Certamente isso fez dela uma gestora especial, que saía do gabinete para ir ver as políticas no ‘campo’, voltava à mesa de trabalho para formular os ajustes necessários nas políticas e por fim – agora, como pesquisadora – produzia um ‘paper’ baseada nesse aprendizado.
Ana Fonseca, a pessoa, era cearense, com muito orgulho e nordestina apaixonada. Paulista por adoção e corintiana devotada. Brasileiríssima, sabia de cor as letras dos sambas famosos e de outros nem tanto. A América Latina era o seu chão, a África sua raiz. Conhecer novos povos, uma felicidade. Contava ‘causos’ com prazer e encanto que só ela. Amou a vida até o fim.
Nossa querida amiga, colega, chefe, companheira, é uma inspiração para todos. Inspiração não pode acabar.
Ana Fonseca, para sempre!
Fonte: Facebook do Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social
Artigos relacionados
TV Fepesp: A Voz do Professor – Dicas para a volta às aulas
Professora, professor na sala de aula: fala, fala, fala mais alto para ser ouvido, fala muito. Com a volta às aulas é hora de pensar de novo no cuidado com a
Pesquisa: Novas Tecnologias aumentam o volume de trabalho do professor
Seis em cada dez professores da rede privada de ensino superior do estado de São Paulo afirmam que houve um aumento do volume de trabalho com o uso de tecnologias
I Mostra de Cinema Italiano
Campinas vai sediar até o dia 13 de abril, a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano, que contará com a estreia mundial do filme “A Verdade” (Le Verità), do

















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!