Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social

 

 17 anos do Bolsa Família: Seminário Debate Renda Básica & Fome, e presta Homenagem à Ana Fonseca

Na semana que o Programa Bolsa Família completa o 17º aniversário – em meio a uma tentativa do governo federal de substituí-lo por outro programa social – será realizado o Seminário Ana Fonseca: Políticas Públicas, Cidadania e Enfrentamento das Desigualdades, promovido pela PUC/Campinas e UNICAMP, entre os dias 19 a 23 de outubro.

O evento ocorrerá poucos dias após o Prêmio Nobel da Paz 2020 colocar foco na agenda da fome no mundo, e a conferência temática de abertura será ministrada pelo brasileiro José Graziano, ex-Diretor Geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), por duas gestões.

Além de emprestar o nome ao evento, Ana Fonseca, falecida em 2018 – responsável pela implantação do Bolsa Família – será homenageada com o lançamento do site www.anafonseca.com.br, associado ao Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social.

O objetivo do encontro é apresentar e debater políticas de combate à pobreza no Brasil e na América Latina, por meio de lives diárias, com mesas de debates que terão a participação de especialistas brasileiros e latino-americanos.

Para assistir as exposições e debates do seminário, acesse as redes sociais do Forum Ana Fonseca:

As lives serão transmitidas a partir das 18h – na segunda (19) e terça (20) – e às 19h nos dias seguintes.

 

SEMINARIO_ANA_FONSECA_PROGRAMACAO

 

 

 

 

ANA FONSECA, PARA SEMPRE

Neste dia 25 de março, completou-se 1 ano desde a morte de Ana Fonseca.

Ao batizar este Fórum com o seu nome queremos expressar nossa admiração e respeito ao seu legado como referência na luta contra as desigualdades sociais. Queremos aplaudir sua contribuição ao Brasil e, em especial, aos brasileiros mais vulneráveis. Queremos celebrar sua coerência, dedicação e compromisso com uma nação mais justa e inclusiva.

Mas queremos celebrar, também, a pessoa que dá nome a esse Fórum. Ana Fonseca, a pessoa, não nutria apenas a tolerância com a diferença. Ela a amava, ela aprendia com o diferente, enxergava aí a possibilidade de descobrimento, crescimento, superação. Certamente isso fez dela uma gestora especial, que saía do gabinete para ir ver as políticas no ‘campo’, voltava à mesa de trabalho para formular os ajustes necessários nas políticas e por fim – agora, como pesquisadora – produzia um ‘paper’ baseada nesse aprendizado.

Ana Fonseca, a pessoa, era cearense, com muito orgulho e nordestina apaixonada. Paulista por adoção e corintiana devotada. Brasileiríssima, sabia de cor as letras dos sambas famosos e de outros nem tanto. A América Latina era o seu chão, a África sua raiz. Conhecer novos povos, uma felicidade. Contava ‘causos’ com prazer e encanto que só ela. Amou a vida até o fim.

Nossa querida amiga, colega, chefe, companheira, é uma inspiração para todos. Inspiração não pode acabar.

Ana Fonseca, para sempre!

 

Fonte: Facebook do Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social

Artigos relacionados

informativos

Palestra discute as perspectivas da Reforma da Previdência para professores

A “Reforma da Previdência e o nosso futuro: uma análise para subsidiar professores/as e jovens profissionais” é o tema da próxima palestra organizada pela Apropucc em parceria com o Centro

informativos

Assembleia de professores da PUC-Campinas

Sinpro Campinas e Região convida para Assembleia de professores da PUC-Campinas.      

informativos

Encontro de Corais no Sinpro vai encerrar o ano e garantir noite de boa música

O Sinpro Campinas e Região vai realizar seu V Encontro de Corais. Será no dia 16 de dezembro, um sábado, com apresentação do Coral do Sinpro e do Coral Vozes

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!