IV Congresso Internacional de Pedagogia abre inscrição para submissão de resumos

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Braga vai realizar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2022 o IV Congresso Internacional de Pedagogia.

congresso_universidade_portugalDesta vez o tema do encontro será “Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação”. O prazo limite previsto para a submissão dos resumos é o dia 15 de outubro deste ano.

Estarão presentes como conferencistas os convidados: Adela Cortina – Universidade de Valência-Espanha, João Vila-Chã – Pontifícia Università Gregoriana – Itália e Ramos Horta – Prêmio Nobel da Paz – Timor (a confirmar).

Cada um destes acadêmicos e educadores encabeçará um dos subtemas do Congresso.

Todos os acadêmicos, educadores, pesquisadores e profissionais ligados à formação em geral estão convidados a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do Congresso Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação, nas áreas discriminadas:

  1. Educação, justiça e direitos na visão Inaciana;
  2. Educação, sociedade digital e direitos humanos;
  3. Educação, tolerância e religião;
  4. Políticas educativas, justiça escolar e democracia;
  5. Política educacional e diversidade cultural e social;
  6. Escola inclusiva, políticas migratórias e direitos humanos;
  7. Justiça, memória e identidades;
  8. Educação e justiça ambiental;
  9. Direitos como discurso, direito à língua e comunicação;
  10. Direitos humanos, artes e cultura de paz;
  11. Injustiças, desigualdades, indiferenças e intolerâncias;
  12. Dignidade, ética e educação em direitos humanos;
  13. Direitos humanos, ética e transumanismo.

O congresso será feito na modalidade presencial, na Universidade Católica Portuguesa em Braga/Portugal. Para obter mais informações sobre inscrição, pagamento e os painéis temáticos previstos no encontro acesse o site do congresso, clique aqui.

Apresentação do Congresso

O IV Congresso Internacional de Pedagogia é um espaço aberto à reflexão sobre temáticas que estão na ordem do dia, num tempo conturbado e incerto, sujeito a transformações sociais, políticas, tecnológicas e cognitivas profundas que não deixam de nos surpreender quase diariamente.

A par dessas transformações, somos confrontados com uma interpelação constante às nossas crenças, às nossas ideologias, às nossas verdades, nomeadamente sobre o lugar da educação, da justiça e dos direitos humanos na vida das pessoas e das sociedades, uma vez que as antigas certezas que ancoravam aqueles conceitos, que pareciam inabaláveis, parecem hoje desvanecer-se também.

Este Congresso visa propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos e investigações sobre o lugar e o papel da Educação na promoção e efetivação da justiça social, cultural e política, assim como dos direitos humanos numa perspectiva crítica e transformadora.

O Congresso tem como destinatários acadêmicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares, e todos os interessados na temática da Educação, Justiça e Direitos Humanos.

Fonte: IV Congresso Internacional de Pedagogia 

Artigos relacionados

informativos

Psicodrama Público – Teatro da Vida: “O que eu deixo e o que eu levo para 2016”.

Na próxima quinta-feira (12), das 19 às 21, no Sesi Amoreiras, ocorre mais um encontro de Psicodrama Público – Teatro da Vida sobre o tema “O que eu deixo e

informativos

Escolas não podem utilizar banco de horas para compensar emendas de feriados

Professores que trabalharem fora do horário contratado devem receber horas extras A adoção do banco de horas feita por algumas instituições de ensino para compensar emendas de feriados não está prevista

informativos

Juiz propõe prorrogação da Convenção Coletiva por mais 45 dias

O vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Carlos Alberto Husek, propôs a prorrogação da Convenção Coletiva dos professores de educação básica por 45 dias, a partir de

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!