IV Congresso Internacional de Pedagogia abre inscrição para submissão de resumos

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Braga vai realizar entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2022 o IV Congresso Internacional de Pedagogia.

congresso_universidade_portugalDesta vez o tema do encontro será “Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação”. O prazo limite previsto para a submissão dos resumos é o dia 15 de outubro deste ano.

Estarão presentes como conferencistas os convidados: Adela Cortina – Universidade de Valência-Espanha, João Vila-Chã – Pontifícia Università Gregoriana – Itália e Ramos Horta – Prêmio Nobel da Paz – Timor (a confirmar).

Cada um destes acadêmicos e educadores encabeçará um dos subtemas do Congresso.

Todos os acadêmicos, educadores, pesquisadores e profissionais ligados à formação em geral estão convidados a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do Congresso Educação, Justiça e Direitos Humanos num mundo em transformação, nas áreas discriminadas:

  1. Educação, justiça e direitos na visão Inaciana;
  2. Educação, sociedade digital e direitos humanos;
  3. Educação, tolerância e religião;
  4. Políticas educativas, justiça escolar e democracia;
  5. Política educacional e diversidade cultural e social;
  6. Escola inclusiva, políticas migratórias e direitos humanos;
  7. Justiça, memória e identidades;
  8. Educação e justiça ambiental;
  9. Direitos como discurso, direito à língua e comunicação;
  10. Direitos humanos, artes e cultura de paz;
  11. Injustiças, desigualdades, indiferenças e intolerâncias;
  12. Dignidade, ética e educação em direitos humanos;
  13. Direitos humanos, ética e transumanismo.

O congresso será feito na modalidade presencial, na Universidade Católica Portuguesa em Braga/Portugal. Para obter mais informações sobre inscrição, pagamento e os painéis temáticos previstos no encontro acesse o site do congresso, clique aqui.

Apresentação do Congresso

O IV Congresso Internacional de Pedagogia é um espaço aberto à reflexão sobre temáticas que estão na ordem do dia, num tempo conturbado e incerto, sujeito a transformações sociais, políticas, tecnológicas e cognitivas profundas que não deixam de nos surpreender quase diariamente.

A par dessas transformações, somos confrontados com uma interpelação constante às nossas crenças, às nossas ideologias, às nossas verdades, nomeadamente sobre o lugar da educação, da justiça e dos direitos humanos na vida das pessoas e das sociedades, uma vez que as antigas certezas que ancoravam aqueles conceitos, que pareciam inabaláveis, parecem hoje desvanecer-se também.

Este Congresso visa propiciar a apresentação e a discussão de trabalhos e investigações sobre o lugar e o papel da Educação na promoção e efetivação da justiça social, cultural e política, assim como dos direitos humanos numa perspectiva crítica e transformadora.

O Congresso tem como destinatários acadêmicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares, e todos os interessados na temática da Educação, Justiça e Direitos Humanos.

Fonte: IV Congresso Internacional de Pedagogia 

Artigos relacionados

informativos

Palestra discute as perspectivas da Reforma da Previdência para professores

A “Reforma da Previdência e o nosso futuro: uma análise para subsidiar professores/as e jovens profissionais” é o tema da próxima palestra organizada pela Apropucc em parceria com o Centro

informativos

Técnicos do Ipea apontam risco de crescimento das ações trabalhistas com reforma

Técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que, se as instâncias de representação dos trabalhadores não forem fortalecidas, a reforma trabalhista não só prejudicará os trabalhadores como poderá

informativos

Defenda seu direito à aposentadoria participando da Greve Geral do dia 14/06

Atenção trabalhador, atenção trabalhadora, Seu direito à aposentadoria está sob ameaça. A proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro e Paulo Guedes acaba com as aposentadorias públicas e privatiza

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!