18/5 | “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes!”

Hoje, 18 de maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Combate_abuso_infantil_18_05_2022Nossa luta vai além da defesa da educação e da valorização do professor. Também estamos comprometidos com a proteção das crianças e adolescentes. E para que essas atrocidades acabem é preciso que todos/as, sociedade e governo, assumam essa responsabilidade de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual do público infanto-juvenil.

Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater!

Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, uma menina de apenas 8 anos, foi sequestrada, abusada sexualmente e cruelmente assassinada, em Vitória/ES.

Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Os denunciados pela promotoria da época eram de famílias poderosas, conseguiram se utilizar de suas influências e não foram condenados até hoje por esse crime hediondo.

Por conta da repercussão do caso e a ampla mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, nesta data, foi estabelecido o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei nº 9.970/2.000.

Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Como denunciar?

O registro deve ser feito aos órgãos oficiais, mantendo o sigilo ao denunciante para resguardar a criança e o adolescente, para que seja apurado e feito o encaminhamento necessário.

As denúncias podem ser registradas em canais específicos, como:

  • Delegacia;
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Conselho Tutelar;
  • Ministério Público;
  • Poder Judiciário;
  • Disque 100 (24h, inclusive feriados e finais de semana).

 

Fonte: com informações do Ministério do Desenvolvimento Social

Artigos relacionados

Notícias

Apropucc solidariza-se com a professora que sofre ação truculenta da PM

A Apropucc vem solidarizar-se com a professora Camila Marques, docente do Instituto Federal de Goiás (IFG), e manifestar-se com indignação frente à ação de violência, abuso de autoridade e arbitrariedade

Notícias

Pesquisa sobre Violência Contra a Mulher no Ambiente Universitário

O Instituto Avon/Data Popular elaborou uma pesquisa sobre a “Violência Contra a Mulher no Ambiente Universitário”. A pesquisa foi realizada ao longo de setembro e outubro de 2015 com universitários

Notícias

Cursos Nacionais de Formação Sindical

Entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2017, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e o CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho)

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!