Semana de palestras discute os rumos da educação brasileira

A pandemia de Covid-19 agravou a desigualdade educacional historicamente observada no Brasil, criou novos problemas e está exigindo de nós outras formas de luta pelos direitos dos estudantes e dos trabalhadores da educação.

WhatsApp Image 2022-05-14 at 16.07.35 (1)Buscando debater questões desta ordem acontece a “1ª Semana de Educação Augusto Buonicore”, de  27 e 28/05, com organização do Organismo de Base dos Educadores do PCdoB.

O evento será realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, localizada na Rua Ferreira Penteado, 460, no Centro de Campinas/SP.

O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados que queiram debater os rumos da educação brasileira. A transmissão será feita pelo canal PCTV no YouTube. Mas se você quiser participar de forma presencial, CLIQUE AQUI para fazer a sua inscrição.

Augusto Buonicore foi um comunista e historiador que muito contribuiu para a compreensão da história das lutas sociais no Brasil. Foi um pesquisador e militante comprometido com superação das injustiças e opressões de todas as ordens. Este evento se realiza, também, em sua homenagem.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27/05 (sexta feira) – 19h

Abertura

Homenagem a Augusto César Buonicore

Mesa de Abertura: “Crise do capital e seus impactos na educação: construindo a nova ordem socialista”

Luiz Carlos de Freitas

Mediadora: Alexsandra Andrade Neves

Dia 28/05 (sábado) – 9 às 11h30

Mesa: “Trabalhadores da educação: condições de trabalho, salários, carreiras, formação”

Madalena Guasco Peixoto

Conceição Fornasari

Mediação: Helena de Freitas

Dia 28/05 (sábado) – 13h30 às 16h

Mesa: “Educação e formação humana: qual escola para qual sociedade?”

Nereide Saviani

Sônia Regina Ferreira de Oliveira

Mediação: Marina Cruz

PALESTRANTES

Luiz Carlos de Freitas

Pós-doutorado em Educação. Professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas.

Madalena Guasco Peixoto

Doutora em Educação. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CNTE) entre 2003 a 2016. Foi Membro efetivo do Fórum Nacional de Educação e atualmente compõe a Diretoria Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Sindical (CPLP Sindical).

Conceição Fornasari

Mestre em História. Professora (licenciada) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Presidente do Sindicato dos Professores de Campinas e Região.

Nereide Saviani

Graduada em Pedagogia. Doutora em História e Filosofia da Educação, com experiência na docência na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de Santos. Atualmente é Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois.

Sônia Regina Ferreira de Oliveira

Mestre em Educação. Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Campinas (aposentada). Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Paulínia.

Fonte: com informações do Organismo de Base dos Educadores do PCdoB

Artigos relacionados

Notícias

Contee: preparando, desde já, grandes manifestações para 10/11

Sindicalistas de várias categorias estão se organizando e movimentado para realizar grandes manifestações, em todo o país, no dia 10 de novembro, véspera do início de vigência da antirreforma trabalhista,

Notícias

Ensino Superior terá assembleia (dia 15/06) com abono de falta e pagamento

O direito ao abono de faltas para participação em assembleias sindicais foi uma conquista de Campanha Salarial que passou a constar na Convenção Coletiva do Ensino Superior. Tem validade para

Notícias

10 de novembro: Dia Nacional de Luta e Defesa de Nossos Direitos!

Com greves, paralisações e manifestações O Brasil vive momentos dramáticos, com grave crise política, econômica, social e com sua soberania ameaçada. O governo ilegítimo de Michel Temer, totalmente reprovado pela

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!