Semana de palestras discute os rumos da educação brasileira

A pandemia de Covid-19 agravou a desigualdade educacional historicamente observada no Brasil, criou novos problemas e está exigindo de nós outras formas de luta pelos direitos dos estudantes e dos trabalhadores da educação.

WhatsApp Image 2022-05-14 at 16.07.35 (1)Buscando debater questões desta ordem acontece a “1ª Semana de Educação Augusto Buonicore”, de  27 e 28/05, com organização do Organismo de Base dos Educadores do PCdoB.

O evento será realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, localizada na Rua Ferreira Penteado, 460, no Centro de Campinas/SP.

O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados que queiram debater os rumos da educação brasileira. A transmissão será feita pelo canal PCTV no YouTube. Mas se você quiser participar de forma presencial, CLIQUE AQUI para fazer a sua inscrição.

Augusto Buonicore foi um comunista e historiador que muito contribuiu para a compreensão da história das lutas sociais no Brasil. Foi um pesquisador e militante comprometido com superação das injustiças e opressões de todas as ordens. Este evento se realiza, também, em sua homenagem.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27/05 (sexta feira) – 19h

Abertura

Homenagem a Augusto César Buonicore

Mesa de Abertura: “Crise do capital e seus impactos na educação: construindo a nova ordem socialista”

Luiz Carlos de Freitas

Mediadora: Alexsandra Andrade Neves

Dia 28/05 (sábado) – 9 às 11h30

Mesa: “Trabalhadores da educação: condições de trabalho, salários, carreiras, formação”

Madalena Guasco Peixoto

Conceição Fornasari

Mediação: Helena de Freitas

Dia 28/05 (sábado) – 13h30 às 16h

Mesa: “Educação e formação humana: qual escola para qual sociedade?”

Nereide Saviani

Sônia Regina Ferreira de Oliveira

Mediação: Marina Cruz

PALESTRANTES

Luiz Carlos de Freitas

Pós-doutorado em Educação. Professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas.

Madalena Guasco Peixoto

Doutora em Educação. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CNTE) entre 2003 a 2016. Foi Membro efetivo do Fórum Nacional de Educação e atualmente compõe a Diretoria Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Sindical (CPLP Sindical).

Conceição Fornasari

Mestre em História. Professora (licenciada) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Presidente do Sindicato dos Professores de Campinas e Região.

Nereide Saviani

Graduada em Pedagogia. Doutora em História e Filosofia da Educação, com experiência na docência na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de Santos. Atualmente é Diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois.

Sônia Regina Ferreira de Oliveira

Mestre em Educação. Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Campinas (aposentada). Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Paulínia.

Fonte: com informações do Organismo de Base dos Educadores do PCdoB

Artigos relacionados

Notícias

Eleição 2021 | Começa hoje (8/11) a votação online da Apropucc

Começou hoje (8/11) a votação para a escolha da nova diretoria da APROPUCC para a gestão 2022/2023. A senha e o link para a votação online foram enviados nesta manhã

Notícias

Apropucc promove debate com candidatos às eleições de Campinas

A Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas) em parceria com o Sinpro Campinas (Sindicato dos Professores de Campinas e Região) e com a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) realizará

Notícias

Apropucc discute em audiência a implantação do catálogo de disciplinas

A Apropucc esteve reunida com a Pró-Reitoria de Graduação, em 26 de outubro passado, para solicitar informações e discutir a implantação do catálogo de disciplinas na universidade. A justificativa para

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!