Sinpro Campinas promove palestra com o prof. João Cezar Castro Rocha sobre a “realidade paralela” do bolsonarismo
Segunda-feira (12), às 14h15 com transmissão via Zoom, o Sinpro Campinas, em parceria com a Apropucc e o Centro de Estudos Sindicais (CES), promove a palestra “Realidade Paralela: a Retórica do Ódio e os Desafios para a Democracia”, do escritor e professor João Cezar de Castro Rocha.
O palestrante é docente titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, desde o golpe de 2016, vem se dedicando a pesquisar o comportamento da extrema direita brasileira e o conceito de “guerra cultural”, levado adiante pelo bolsonarismo, como método e prática política.
Em seu livro “Guerra Cultural e Retórica do Ódio”, Castro Rocha afirma que o Brasil vivencia um fenômeno inédito, que é a produção de dissonância cognitiva coletiva por meio do universo digital e das redes sociais. Segundo ele, a “realidade paralela” que atualmente pode ser observada nas manifestações de rua nada tem de espontânea, mas seria consequência de ações deliberadas. “Milhões de pessoas foram aprisionadas pela midiosfera extremista e vivem numa realidade paralela. Elas não estão em erro, mas em ilusão”, afirma.
Para corroborar sua tese, o pesquisador cita exemplos recentes: “Após a derrota da extrema direita nas eleições de outubro, passou a circular a informação de que Bolsonaro teria tido 61% dos votos válidos e que as urnas haviam sido fraudadas. Milhões de pessoas ainda acreditam nisso, ainda que os fatos provem o contrário. A última é a notícia de que Lula teria morrido no Hospital Sírio Libanês e um sósia estaria em seu lugar. Pode parecer ridículo, mas muitos acreditam realmente nessa teoria. Nos bloqueios de estrada e nos acampamentos golpistas diante dos quarteis, temos visto cenas absurdas, como gente de joelhos orando para um pneu ou comemorando a leitura de um ‘ofício’ que anunciava a ‘prisão’ do ministro Alexandre de Moraes – algo que nunca ocorreu”, diz ele.
O Sinpro Campinas irá divulgar o link para a palestra com antecedência. Fique atento às redes sociais do sindicato e das entidades parceiras.
Fonte: Sinpro Campinas
Artigos relacionados
Sinpro oferece capacitação em “Danças Circulares Sagradas”
O Sinpro Campinas está com inscrições abertas para as aulas de “Danças Circulares”, que acontecerão todas as terças feiras, das 19 às 21 horas. O trabalho será realizado por Mairany
Justiça do Trabalho determina recolhimento da Contribuição Sindical
A juíza da quarta Vara do Trabalho de Campinas, Dra Luciana Nasr, determinou na quarta-feira, dia 21, que a PUC-Campinas faça o desconto e repasse ao Sinpro da Contribuição Sindical
PEC 287: o que muda na Previdência e na Seguridade Social?
José Geraldo de Santana Oliveira(*) A sociedade brasileira assiste, estarrecida e incrédula, às artificiais e superficiais discussões sobre a reforma da Previdência Social, que ganham dramaticidade e contornos, ao arrepio
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!