Sinpro Campinas promove palestra com o prof. João Cezar Castro Rocha sobre a “realidade paralela” do bolsonarismo

Segunda-feira (12), às 14h15 com transmissão via Zoom, o Sinpro Campinas, em parceria com a Apropucc e o Centro de Estudos Sindicais (CES), promove a palestra “Realidade Paralela: a Retórica do Ódio e os Desafios para a Democracia”, do escritor e professor João Cezar de Castro Rocha.

O palestrante éWhatsApp Image 2022-12-07 at 12.09.12 docente titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, desde o golpe de 2016, vem se dedicando a pesquisar o comportamento da extrema direita brasileira e o conceito de “guerra cultural”, levado adiante pelo bolsonarismo, como método e prática política.

Em seu livro “Guerra Cultural e Retórica do Ódio”, Castro Rocha afirma que o Brasil vivencia um fenômeno inédito, que é a produção de dissonância cognitiva coletiva por meio do universo digital e das redes sociais. Segundo ele, a “realidade paralela” que atualmente pode ser observada nas manifestações de rua nada tem de espontânea, mas seria consequência de ações deliberadas. “Milhões de pessoas foram aprisionadas pela midiosfera extremista e vivem numa realidade paralela. Elas não estão em erro, mas em ilusão”, afirma.

Para corroborar sua tese, o pesquisador cita exemplos recentes: “Após a derrota da extrema direita nas eleições de outubro, passou a circular a informação de que Bolsonaro teria tido 61% dos votos válidos e que as urnas haviam sido fraudadas. Milhões de pessoas ainda acreditam nisso, ainda que os fatos provem o contrário. A última é a notícia de que Lula teria morrido no Hospital Sírio Libanês e um sósia estaria em seu lugar. Pode parecer ridículo, mas muitos acreditam realmente nessa teoria. Nos bloqueios de estrada e nos acampamentos golpistas diante dos quarteis, temos visto cenas absurdas, como gente de joelhos orando para um pneu ou comemorando a leitura de um ‘ofício’ que anunciava a ‘prisão’ do ministro Alexandre de Moraes – algo que nunca ocorreu”, diz ele.

O Sinpro Campinas irá divulgar o link para a palestra com antecedência. Fique atento às redes sociais do sindicato e das entidades parceiras.

 

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Notícias 0 comentários

Sinpro: chapa “Unidade, resistência e luta” é eleita com 94,8% dos votos

Foi eleita na última sexta-feira, dia 27 de outubro, com 94,8% dos votos, a nova diretoria do Sinpro Campinas e região, que conduzirá a entidade pelos próximos três anos. A

Notícias

Governo detalha regras do ensino domiciliar

Além de comprovar o vínculo com o aluno, os pais ou responsáveis pelo estudante ficam encarregados de apresentar um plano pedagógico individual, detalhando a forma como as aulas serão conduzidas.

Notícias 0 comentários

Apropucc participa do Planejamento Pedagógico do CLC

Nesta quinta-feira (11) a Apropucc esteve presente no Planejamento Pedagógico dos professores do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. O presidente da entidade, Ednilson Arendit e a vice-presidente, Silvana Suaiden,

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!