Sinpro Campinas promove palestra com o prof. João Cezar Castro Rocha sobre a “realidade paralela” do bolsonarismo

Segunda-feira (12), às 14h15 com transmissão via Zoom, o Sinpro Campinas, em parceria com a Apropucc e o Centro de Estudos Sindicais (CES), promove a palestra “Realidade Paralela: a Retórica do Ódio e os Desafios para a Democracia”, do escritor e professor João Cezar de Castro Rocha.

O palestrante éWhatsApp Image 2022-12-07 at 12.09.12 docente titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, desde o golpe de 2016, vem se dedicando a pesquisar o comportamento da extrema direita brasileira e o conceito de “guerra cultural”, levado adiante pelo bolsonarismo, como método e prática política.

Em seu livro “Guerra Cultural e Retórica do Ódio”, Castro Rocha afirma que o Brasil vivencia um fenômeno inédito, que é a produção de dissonância cognitiva coletiva por meio do universo digital e das redes sociais. Segundo ele, a “realidade paralela” que atualmente pode ser observada nas manifestações de rua nada tem de espontânea, mas seria consequência de ações deliberadas. “Milhões de pessoas foram aprisionadas pela midiosfera extremista e vivem numa realidade paralela. Elas não estão em erro, mas em ilusão”, afirma.

Para corroborar sua tese, o pesquisador cita exemplos recentes: “Após a derrota da extrema direita nas eleições de outubro, passou a circular a informação de que Bolsonaro teria tido 61% dos votos válidos e que as urnas haviam sido fraudadas. Milhões de pessoas ainda acreditam nisso, ainda que os fatos provem o contrário. A última é a notícia de que Lula teria morrido no Hospital Sírio Libanês e um sósia estaria em seu lugar. Pode parecer ridículo, mas muitos acreditam realmente nessa teoria. Nos bloqueios de estrada e nos acampamentos golpistas diante dos quarteis, temos visto cenas absurdas, como gente de joelhos orando para um pneu ou comemorando a leitura de um ‘ofício’ que anunciava a ‘prisão’ do ministro Alexandre de Moraes – algo que nunca ocorreu”, diz ele.

O Sinpro Campinas irá divulgar o link para a palestra com antecedência. Fique atento às redes sociais do sindicato e das entidades parceiras.

 

Fonte: Sinpro Campinas

Artigos relacionados

Notícias

Seminário: O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp

O AEL (Arquivo Edgard Leuenroth) da Unicamp está organizando o seminário “GREVE GERAL DE 1917 – O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth”. Será quarta-feira (28), das

Notícias

1ª Plenária Estadual de Educação da Fepesp

Nesta terça-feira(9), das 9 às 15h, no auditório do Sinpro SP, acontece a 1ª Plenária Estadual de Educação sob o lema “Em defesa da Educação e da Democracia”. O Sinpro

Notícias

Aluno gravando aula? Professor não deve autorizar!

Além dos canais de apoio criados pela Fepesp e seus sindicatos integrantes para assistência a quem sentir-se atingido por restrições, pressão da comunidade escolar ou tentativas de sanção administrativa quanto

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!