Unicamp Celebra 50 Anos do Arquivo Edgard Leuenroth, Guardião da Memória Social
Nos dias 27 e 28 de agosto, a Unicamp celebrará os 50 anos do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), uma das mais importantes instituições dedicadas à preservação da memória social e das lutas por direitos na América Latina.
Fundado em 1974, durante a ditadura civil-militar brasileira, o AEL teve sua origem com a aquisição do acervo do militante anarquista Edgard Leuenroth.
Conhecido como um importante guardião da memória operária do início do século XX, Leuenroth reuniu uma vasta coleção de documentos sobre movimentos operários, sindicais e anarquistas.
Este acervo inicial, adquirido pela Unicamp em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), visava fornecer material primário de pesquisa para o recém-criado programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
Ao longo de meio século, o AEL expandiu significativamente seu escopo, consolidando-se como o maior centro de documentação especializado em movimentos sociais da América Latina.
Atualmente, o arquivo possui cerca de 200 fundos e coleções, abrangendo temas diversos como a resistência à ditadura civil-militar, movimentos de reabertura política, LGBTQIAPN+, feministas, negros e estudos indigenistas, entre outros.
O AEL é uma iniciativa coletiva, construída diariamente por inúmeras mãos dentro do IFCH. Sua missão de assegurar o direito à memória como um passo fundamental para a construção do futuro é um reflexo do compromisso contínuo com a democracia e os direitos sociais.
As comemorações dos 50 anos do AEL são um convite aberto a todas e todos para refletir sobre essa trajetória coletiva e explorar os novos horizontes que se abrem.
Para celebrar essa jornada convidamos você para participar do “AEL: 50 anos preservando a memória social e as lutas por direitos na Unicamp”.
PROGRAMAÇÃO
27/08/2024 – FÓRUM PERMANENTE
(Centro de Convenções da Unicamp e online youtube.com/c/FórunsPermanentes)
9h – Abertura
10h – 50 ANOS DE AEL: Os escritos de Edgard Leuenroth e Lançamento da obra ‘Qual a solução para o problema do Brasil?‘
- Christina Lopreato (UFU)
- Claudio Batalha (IFCH/Unicamp)
- Francisco Foot (IEL/Unicamp)
13h45 – 50 ANOS DE AEL: As histórias da fundação do arquivo
- Michael Hall (IFCH/Unicamp)
- Paulo Sergio Pinheiro (ONU)
- Mário Medeiros (Diretor do AEL)
15h15 – Os desafios atuais das instituições de salvaguarda da memória e sua relação com a Universidade
- Ana Flávia (Arquivo Nacional)
- Thiago Nicodemo (Arquivo Público do Estado de São Paulo)
- Antonio Galdino (Arquivo Público de Campinas)
17h – Encerramento
28/08/2024 – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp
(Auditório Fausto Castilho e online youtube.com/@ifchunicamp1)
9h – Os desafios nas Universidades com a salvaguarda da memória
- SIARQ/ Unicamp
- CMU/ Unicamp
- CEDEM/Unesp
- IEB/USP
14h – Movimentos Sociais e a Luta pela Memória
- Projeto Afromemória
- James Green
- Renan Quinalha
- Angela Araujo
Fonte: Divulgação/AEL
Sobre o autor
Artigos relacionados
Jornadas Político-pedagógicas Paulo Freire
A Faculdade de Educação da Unicamp realizará as “Jornadas Político-pedagógicas Paulo Freire”, no dia 14 de outubro (sexta-feira), das 9 às 22h. As inscrições se encerram nos dia 12 de outubro, às 23h
Acordo no Ensino Superior preserva Convenção e assistência médica
Depois de aprovada em assembleia nos sindicatos, a nova Convenção Coletiva de professores e auxiliares no Ensino Superior privado em São Paulo está assinada e valendo. Tem força de lei
Especial Mulher: Sinpro Campinas realiza encontro sobre a Reforma da Previdência
Dentro da programação em comemoração ao Mês da Mulher, o Sinpro Campinas e Região, em parceria com a União Brasileira de Mulheres, realiza no dia 17 de março, sexta-feira, a partir
























0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!