Projeto “Escola sem Partido” volta à Câmara de Campinas
Após 9 meses parado, o projeto “Escola sem Partido”, PLO 213/2017, do vereador Tenente Santini, volta para ser votado na Câmara Municipal de Campinas.
O projeto pretende eliminar a discussão ideológica no ambiente escolar, restringir os conteúdos de ensino a partir de uma pretensa ideia de neutralidade do conhecimento, e o mais grave, criminalizar o professor. Tal projeto nivela todo conhecimento à mera informação e elimina a problematização da realidade e da vida.
Mesmo com o repúdio de movimentos sociais, estudantes, sindicatos e professores e com a análise da Faculdade de Educação da Unicamp que qualificou o projeto como “deseducativo e autoritário”, o projeto foi aprovado em primeira votação no dia 04 de setembro de 2017.
Agora, o projeto volta à Câmara e é nosso dever barrar esse grande retrocesso para a educação e para a democracia.
O Sinpro Campinas e região manifesta-se contrário a esse projeto antidemocrático que fere a constituição e a educação, além de ser um grande retrocesso. Já conhecemos essa história e repudiamos toda tentativa de criminalizar o pensamento crítico e de romper com o ambiente de diálogo necessário para o saudável desenvolvimento de uma consciência cidadã e comprometida com a transformação democrática do meio social.
Professores, chegou o momento de pressionarmos os vereadores. Compareçam à Câmara Municipal nesta quarta-feira (26), às 16:30, no Ato Por Uma Escola Sem Censura, confirme sua presença no Facebook, clique aqui:
A diretoria da Apropucc rechaça essa proposta que ataca os nosso direitos e alerta a categoria para esses políticos, principalmente os que estão concorrendo às eleições 2018, mas já demonstram falta de compromisso com as nossas bandeiras de luta.
Pela liberdade dos professores e professoras em sala de aula, vamos barrar esse projeto!

Fonte: Sinpro Campinas
Artigos relacionados
Sinpro promove palestra sobre relações de trabalho e equidade de gênero, classe e raça
Na próxima segunda-feira (29/06/20), às 14h, o Sinpro Campinas promoverá a palestra virtual “Relações de Trabalho e equidade de gênero, Raça e Classe” com a professora Mariana Venturini. A palestra está sendo
25/11 é Dia Nacional de Lutas
As centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Nova Central Sindical, Força Sindical, Intersindical, CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) e CTB (Central
Como fica o ensino médio médio – vem aí o Ensino Médio “líquido”
Mônica Ribeiro (*) Publicada no Diário Oficial da União a Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!