Rabeca Cultural debate os espaços de memória da população negra

A Rabeca Cultural e o “Projeto Revisitando o Brasil – do Local ao Global, do Global ao Local – Viagens Contextualizadas” convidam para a videoconferência “População negra e seus espaços de memória no Brasil: ontem, hoje, amanhã”.

rabeca_24_05_2021Esse encontro será conduzido pela Profª Drª Juliana Gesuelli Meirelles, na segunda-feira (24/05), das 19h30 às 21h, pela plataforma virtual Zoom Meeting.

Nesta apresentação a professora discutirá, em linhas gerais, traços destacados da formação do núcleo populacional da região de Campinas na sua origem, no final do século XVIII e primeira metade do século XIX.

O foco primordial será para os dados referentes à população afrodescendente, sobretudo pensando a relação a sociabilidade dessa população em diversos espaços públicos e de cultura da cidade.

Em um segundo momento, será discutida a importância dos museus voltados para a preservação da identidade e memória dessa parcela fundamental da sociedade brasileira, com destaque para o Museu Afro-Brasil – instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Localizado no Parque Ibirapuera em São Paulo, o Museu conserva, em 11 mil m² um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

As produções artísticas, o fazer museológico e a natureza das visitas individuais e coletivas às exposições serão abordadas pela perspectiva da construção de uma cidadania democrática, em que os olhares para as novas raízes e nosso futuro seja equacionado pelo viés da igualdade de direitos e da equidade de oportunidades.

Sobre a palestrante

Juliana Gesuelli Meirelles é doutora em História pela Unicamp, com graduação em História pela mesma universidade e Jornalismo pela PUC-Campinas. Desde 2014 é docente na PUC-Campinas nas faculdades de História, Biblioteconomia e Filosofia. Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral em História Social da Cultura Escrita pela USP, sendo também pesquisadora colaboradora no Centro de Memória da Unicamp.

Vencedora do Prêmio luso-brasileiro D. João VI de Pesquisa (2007), publicou livros autorais e em coorganização com outras profissionais da área, dos quais se destacam: Imprensa e poder na corte joanina: A Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821), Ed. Arquivo Nacional, 2008, e Política e Cultura no governo de D. João VI. Ed. UFABC, 2017.

Mais informações

As inscrições e informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (19) 99720-6186 com Kha Machado. O investimento é de R$ 30 e você pode pagar por meio de PIX 049.496.268-25 e enviar o comprovante pelo WhatsApp.

Parcerias

Assuma Sustentabilidade, CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas), PPGCR (Programa de Pós-graduação de Ciência de Religião) da PUC-Campinas.

Apoios

Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas), Sinpro Campinas e Região (Sindicato dos Professores) e Portal Campinas.com (campinas.com.br).

Fonte: Rabeca Cultural

Artigos relacionados

informativos

Informe | Dissídio Coletivo 2022 – Professor/a do Ensino Superior

Todos/as professores/as estão de parabéns por seguirem firmes durante a Campanha Salarial 2022 na defesa por salário digno e melhores condições de trabalho. Nossa mobilização de Estado de Greve garantiu

informativos

“Semana Pela Paz – Intervenções Urbanas pela Cultura de Paz” tem programação extensa

A “Semana Pela Paz – Intervenções Urbanas pela Cultura de Paz – Raízes e Matrizes” vai até 24 de Setembro (domingo), em toda a Região Metropolitana de Campinas. Intervenções Urbanas

informativos

Movimento Amplia oferece oportunidades para jovens negros e indígenas a partir da educação

As campanhas para o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) conseguiram retardar a data da prova, principal meio de acesso à universidade do país. No entanto, o INEP

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!