Novo apagão na ciência? Governo Bolsonaro anuncia mudança na plataforma Lattes

No ano passado, a base de dados acadêmicos ficou quase um mês fora do ar após pane no servidor do CNPq

O governo Bolsonaro, por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia, emitiu um comunicado onde informa que a partir desta segunda-feira (16) o acesso aos sistemas de Diretórios de Grupos de Pesquisa (DGP), Currículo Lattes e Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) irá mudar. 

WhatsApp Image 2022-05-15 at 20.17.50Segundo o governo, “será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento. Será implementada, também, uma nova interface para o Login do CNPq, com o objetivo de ampliar a segurança no acesso aos sistemas”.

O comunicado também esclarece que “as credenciais serão as mesas já utilizadas no Currículo Lattes”.  

Diante de tal mudança e com temor de que ocorra um apagão de dados semelhante ao do ano passado, pesquisadores emitiram alertas e sugeriram a todos que utilizam as referidas plataformas, que façam o download de seus respectivos currículos Lattes.

 A pesquisadora Debora Diniz usou a suas redes sociais para alertar a comunidade científica e também sugerir que façam download de seus dados referentes a trabalhos acadêmicos.

“Não confie neste governo quando toca em algo tão fundamental à memória da comunidade acadêmica. Faça cópia de seu currículo Lattes hoje. Há uma ferramenta para salvá-lo em word. Faça isso. Repito: não faça apenas a cópia em PDF. Pode não acontecer nada. Pode ser só especulação. Mas você lembra a última vez que ficamos semanas sem acessar?”, escreveu Diniz.

Como salvar os seus dados acadêmicos

A partir do alerta, alguns pesquisadores compartilharam nas redes como fazer o download do currículo Lattes em word, reproduzimos abaixo:

1 – Acesse a sua conta em “atualizar currículo”;

2 – clique, no canto esquerdo, na parte inferior da tela, em “EXPORTAR CURRÍCULO”;

3 – ao abrir uma segunda tela, clique em “Exportar arquivo para (RTF)”, clique em confirmar;

4 – na tela seguinte, clique em “Selecionar todos”, no canto superior de sua tela, clique em confirmar. Pronto, depois que o arquivo estiver baixado, abra-o através do word (basta selecionar o arquivo com o botão direito do mouse e escolher o programa que deseja abri-lo, selecione o word).

Fonte: portal da Revista Fórum (texto e fotos)

Artigos relacionados

informativos 0 comentários

“Mercantilização” do ensino avança no Congresso Nacional

Parlamentares da bancada do PCdoB criticaram a aprovação da reforma do Ensino Médio (MP 746/16) na quarta-feira, dia 14. O texto prevê retrocessos como a extinção das disciplinas de artes,

informativos

APROPUCC e Reitoria estabelecem agenda de diálogo para o trimestre

Em audiência com a Reitoria da PUC-Campinas em 03/03, a diretoria da APROPUCC colocou em pauta as perspectivas para os docentes dentro da nova estrutura da Universidade, as formas de

informativos

Carta de Córdoba reafirma defesa da Educação Superior como direito universal

A educação superior na América Latina e no Caribe é um bem público social, um direito humano universal e um dever dos Estados-nações. Essa premissa é o que reitera a

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!