20/06 |Dia Mundial do Refugiado

20/06 |Dia Mundial do Refugiado

O Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, foi criado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para homenagear a resiliência, os saberes e a determinação das pessoas refugiadas em todo o mundo que contribuem de diversas formas para as sociedades que as acolhem.

Trata-se de uma ocasião para promover a empatia e um maior entendimento sobre a situação das pessoas refugiadas, reconhecendo seus esforços para reconstruir suas vidas com dignidade.

Em 2022, o tema da data reforça a mensagem de “Seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direito a buscar proteção”. Este tema reflete a necessidade da garantia de direitos por parte de quem foi forçado a abandonar seu lar por causa de guerras, perseguições, conflitos, violência e violações dos seus direitos humanos.

No dia 26/04, a APROPUCC realizou a palestra virtual “Refugiados da Guerra”, com o jornalista José Reinaldo Carvalho, em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho e do Sinpro Campinas e Região.

José Reinaldo é editor internacional do Brasil 247, um dos maiores sites de notícias e de cobertura política do Brasil. É também professor e membro da Direção Nacional do Cebrapaz A palestra debateu os conflitos bélicos e a crise humanitária decorrentes da guerra na Ucrânia e como tudo isso impacta a nossa visão de mundo, de política, economia e relações humanas.

Se você tem interesse em construir um olhar mais aprofundado sobre esse assunto, assista à palestra completa no Facebook da APROPUCC.

Sobre o autor

Artigos relacionados

informativos

Filme e debate no MIS relembram os 90 anos das execuções de Sacco e Vanzetti

Dia 23/08 (quarta-feira) às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) será exibido o filme Sacco e Vanzetti (1971). Em 23 de agosto de 1927 Nicolau

informativos

TV Fepesp – Sala dos Professores: Perspectivas da educação 2018

Do estúdio de TV para o estúdio da rádio: neste programa a educação pública e o ensino na rede privada estão em debate – ‘Perspectivas para a Educação em 2018’

informativos

Lei Maria da Penha completa 15 anos, mas mulheres ainda encontram dificuldades em denunciar seus agressores

Quase 200 propostas em análise na Câmara visam alterar legislação. Especialistas apontam que foco não deve ser no aumento de pena e, sim, em garantir estruturas para denunciar e punir

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!