Cine Debate | O Mundo do Trabalho Através do Cinema

Cine Debate | O Mundo do Trabalho Através do Cinema

O cinema é uma poderosa ferramenta de reflexão – e é com esse olhar que o professor da PUC-Campinas, Arnaldo Lemos Filho, coordenador e curador do Cine Debate “O Mundo do Trabalho Através do Cinema” propõe uma análise crítica das transformações no mundo do trabalho sob a perspectiva do cinema.

Serão 8 encontros semanais, de 05/05 a 26/08, das 19 às 21h, com debates virtuais conduzidos pelo professor Arnaldo sempre com a presença de convidados.

Para se inscrever, acesse https://bit.ly/CineDebateTrabalho

Programação

  • 05/05 – 19h | Trabalho e Revolução Industrial: Os Companheiros
  • 12/05 – 19h | Trabalho e Subjetividade: O Que Você Faria?
  • 19/05 – 19h | Trabalho e Modernidade: Tempos Modernos
  • 26/05 – 19h | Trabalho e Desemprego: Eu, Daniel Blake
  • 04/08 – 19h | Trabalho e Movimento Operário: Eles Não Usam Black-Tie
  • 11/08 – 19h | Trabalho e Uberização: Você Não Estava Aqui
  • 18/08 – 19h | Trabalho Feminino: Que Horas Ela Volta?
  • 26/08 – 19h | Trabalho e Educação: Abraço

 

Promovido pela Associação dos Professores da PUC-Campinas (APROPUCC), Sindicato do Professores de Campinas e Região (SINPRO Campinas) e Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), o projeto convida a pensar sobre os impactos do capitalismo na organização do trabalho, desde suas origens até os desafios contemporâneos, como o desemprego, a uberização, a precarização e a desigualdade de gênero.

O objetivo do Cine Debate é promover a formação da cidadania e o pensamento crítico, desconstruindo as narrativas fílmicas e suas múltiplas camadas – personagens, contextos e situações-chave – como forma de compreender os sentidos do trabalho no mundo contemporâneo.

Os filmes serão disponibilizados por link para visualização prévia. Participe e traga sua visão!

| PROFESSOR ARNALDO

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção e mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Atualmente é professor titular da PUC-Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, direitos fundamentais, universidade, crime organizado e sociologia jurídica.

Foi diretor da APROPUCC e SINPRO Campinas.

 

CARD_Cinedebate_Arnaldo_1

Sobre o autor

Artigos relacionados

informativos

Ciclo Nacional de Palestras discute o Estado Brasileiro e seu Compromisso na Promoção de Políticas Públicas

Nos dias 21, 22 e 23 de julho (em dois períodos) será realizado Ciclo Nacional de Palestras Formativas Remotas do CES “O Estado Brasileiro e seu Compromisso na Promoção de

informativos 0 comentários

Contee e entidades filiadas lançam Nota Pública contra ataque a direitos trabalhistas

A Contee e suas entidades filiadas lançaram hoje (19) uma nota pública conjunta contra a minuta de decreto que “regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista e institui o Programa Permanente

informativos

Fepesp lança livro mostrando como a educação superior privada tornou-se um negócio lucrativo e de baixo risco no Brasil

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo-Fepesp reuniu os melhores especialistas e comentaristas sobre Educação para compreender as mudanças estruturais que vem ocorrendo nas últimas décadas no âmbito

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!