Cine Debate discute subjetividade, discriminação e desigualdades no mundo do trabalho

Cine Debate discute subjetividade, discriminação e desigualdades no mundo do trabalho

O segundo encontro do Cine Debate “O Mundo do Trabalho Através do Cinema” foi realizado nesta segunda-feira (12), com o tema “Trabalho e Subjetividade”, a partir do filme “O Que Você Faria?”, dirigido por Marcelo Piñeyro.

CARD_Cinedebate_130525Promovido pela Apropucc, em parceria com o CES e o Sinpro Campinas e Região, o debate contou com a mediação do professor Arnaldo Lemos Filho, coordenador do projeto, e participação do professor Humberto Bersani, da USP Leste, autor do livro “Racismo, Trabalho e Estrutura de Poder no Brasil”.

Bersani iniciou sua intervenção convidando o público a compartilhar suas percepções sobre o filme, que aborda um processo seletivo marcado por tensão e manipulação emocional.

Ao longo do encontro, foram discutidas questões como a desumanização nos processos de seleção, desigualdades de gênero e idade no mercado de trabalho, além da relação entre o conteúdo do filme e as manifestações sociais retratadas no contexto da narrativa.

Também foram abordadas formas de discriminação e práticas antiéticas no ambiente profissional, como machismo, etarismo e pressões corporativas, presentes em diferentes setores.

Os professores Arnaldo e Humberto destacaram, ao longo das suas intervenções, o papel do cinema como ferramenta crítica para analisar o mundo do trabalho e o capitalismo.

Humberto ressaltou ainda a relevância de considerar a heterogeneidade da classe trabalhadora e ressaltou como o capitalismo contemporâneo afeta a subjetividade dos trabalhadores, com especial incidência no contexto acadêmico, onde acontece um aumento das exigências e da precarização.

Esse encontro foi muito significativo, proporcionando reflexões valiosas sobre o mundo do trabalho na atualidade através de contribuições profundas e provocativas lançadas pelos professores Arnaldo e Humberto.

O professor destacou como essas práticas atingem diversas categorias de trabalhadores, tanto no setor público quanto no privado, e reforçou a importância de enfrentá-las.

O próximo encontro do Cine Debate acontece na segunda-feira seguinte, com novo filme e debate.

 

Sobre o autor

Artigos relacionados

Notícias

Movimentos sociais lançam a Frente Povo Sem Medo em Campinas

Será realizada em Campinas a plenária de lançamento da Frente Povo Sem Medo, movimento nacional integrado por mais de 30 entidades sindicais, movimentos sociais e culturais, sem-teto e comunidades de

Notícias

Contee e CNTE indicam às entidades filiadas paralisação em março

A Diretoria Executiva da Contee, em sua reunião ordinária realizada nos dias 19 e 20 de janeiro de 2017, decidiu pela indicação, às suas entidades filiadas, de paralisação nacional das

Notícias 0 comentários

Para Dieese, nova lei trabalhista ‘abriu as portas do inferno’

A Lei 13.467, que alterou a legislação trabalhista, “abriu as portas do inferno”, segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, um dos participantes de debate promovido nesta quinta-feira

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!