Nota de Pesar: Professor Rui Ribeiro de Campos
É com profundo pesar que a diretoria da Apropucc comunica o falecimento, neste sábado (8), do professor Rui Ribeiro de Campos.
O velório acontece neste domingo (9), a partir das 8h da manhã, no Cemitério Parque das Aléias, localizado na Alameda dos Flamboyants, s/n°, Jd. das Palmeiras, em Campinas/SP (saída para Sousas). O sepultamento será às 14h.
A Apropucc lamenta o falecimento e presta solidariedade aos familiares e amigos do professor Rui Ribeiro de Campos, desejando que ele descanse em paz!
Vida Acadêmica
Possui graduação em Filosofia e em Geografia e também mestrado em Educação pela PUC-Campinas (1997) e doutorado (2004) em Geografia (Organização do Espaço) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Concluiu (2014) um pós-doutorado sobre a obra de Vidal de La Blache, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Publicou os livros “Breve Histórico do Pensamento Geográfico Brasileiro nos séculos XIX e XX”, “Geografia Política das Drogas Ilegais” e “África Subsaariana: características básicas, partilha europeia e alguns conflitos”.
Tinha experiência na área de Geografia no ensino médio e atuava nos seguintes temas: História da Geografia, Josué de Castro e Palestina.
Foi professor titular da PUC-Campinas de Epistemologia da Geografia, Pensamento Geográfico Brasileiro e Geografia Política. Lecionou geografia também no Colégio Pio XII e Colégio Notre Dame de Campinas.
Atualmente era professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Angra dos Reis.
Artigos relacionados
Nota da Apropucc em Defesa do Estado Democrático de Direito
A Apropucc desde a sua fundação, em 1978, se colocou em defesa da democracia. Então, diante da atitude do presidente Bolsonaro, de incentivar o fim da separação e independência dos Poderes Executivo,
CLACSO repudia tentativa de desestabilização do Brasil
O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) emitiu um comunicado repudiando as tentativas de desestabilizar a democracia no Brasil. O documento é assinado pelo Comitê Diretivo e Secretaria Executiva da
Coragem e Mansidão: sobre Dom Paulo Evaristo Arns
A diretoria da Apropucc lamenta profundamente o falecimento, ontem (14), de Dom Paulo Evaristo Arns, grande lutador contra a injustiça e as desigualdades. Confira abaixo o artigo-homenagem escrito pelo jornalista José
2 Comentários
Marcelo Soares Pereira
Novembro 10, 11:39