Na luta por uma Universidade Democrática, um país e um mundo melhor

Em 2014, a agenda da entidade esteve bem cheia de eventos e atividades em parceria com a Caci, o Sinpro e as Faculdades de Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Organizamos o ciclo de cinema e debates sobre os 50 anos do golpe militar; mesa redonda sobre a experiência da tortura e a repressão vivida por professores; mês do professor; semana de debate político no período eleitoral; participação no Congresso do Sinpro sobre Educação e Cidadania; palestra sobre o ProUni; participação na Conferência Nacional de Educação(Conae); participação no Encontro de Entidades Sindicais de Ensino Superior da América Latina e Caribe; promovemos atividades de solidariedade ao povo da Palestina.

Desde o início da nossa gestão estamos gradativamente reformulando nossa atuação na Universidade,seja em termos de discussão com a reitoria, reflexão sobre nosso projeto democrático de Universidade ou, ainda, de comunicação com os docentes.

Apesar das nossas deficiências na comunicação, conseguimos elaborar boletins que chamaram a atenção dos professores para alguns dos problemas existentes na PUC Campinas referentes aos Direitos Humanos, falta de democracia, avaliação dos professores, entre outros.

Em junho de 2014, a Apropucc elaborou um documento a partir de reclamações e discussões de professores em relação a vários temas e problemas do nosso cotidiano universitário. Este documento foi entregue em audiência à reitora. No documento constam problemas e questionamentos relativos às condições de trabalho e plano de carreira docente (40 horas), critérios e divulgação de processos seletivos internos, avaliação de projetos e relatórios de pesquisa e extensão, instrumento e critérios referentes à avaliação docente, critérios sobre publicações, provimento transitório, número de alunos em sala de aula, participação docente em NDE e outros conselhos, atraso no envio de holerites, infraestrutura da universidade e sua influência nas condições de trabalho e qualidade de ensino.

Como desdobramento do documento enviado, outras audiências com a reitoria e as pró-reitorias foram realizadas: quatro no segundo semestre de 2014 e duas em março de 2015, dando sequência a uma agenda de discussões com a perspectiva de continuidade de diálogo entre a associação e a reitoria.

Até agora, tivemos como resultado alguns respostas por parte da reitoria. Quanto aos problemas apontados, estamos vigilantes e no aguardo das providências, mesmo que sejam concluidas a médio prazo.

Entre outras questões, solicitamos à Pró- reitoria de Administração que fosse providenciado um local de descanso para os professores que moram em outra cidade e permanecem o dia todo na Universidade. O pró- reitor solicitou que a Apropucc enviasse oficio com a solicitação, documento esse que já foi redigido e enviado.

Estamos analisando as respostas entregues pela Pró-reitora de pesquisa, Pró-reitora de extensão e Pró-reitor de graduação. Nesse quesito, existem questões que precisam ser discutidas com os docentes da Universidade.

Daí a necessidade urgente de ouvi-los para concluirmos as análises dos documentos entregues pela reitoria e darmos prosseguimento às reivindicações.

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!