8ª  Mostra Luta!

8ª Mostra Luta!

De 2 a 11 de outubro, o Festival Mostra Luta! chega a sua oitava edição em Campinas. São mais de cinquenta filmes e cerca de trinta trabalhos fotográficos em exposição vindos de vários lugares do Brasil. Esse evento foi construído de forma participativa entre coletivos independentes da cidade e terá mostra de filmes, teatro, dança, lançamento de livro, performance, intervenção urbana, exposições de charges e fotografias, apresentações musicais e oficinas, em espaços e aparelhos culturais, como também em praças públicas da cidade.

Entre as temáticas centrais deste ano estão Defensores de Direitos Humanos e Cidadania no país, Charges de Sindicatos e desenhos censurados pela Ditadura Militar, Produção Audiovisual Periférica como ferramenta de luta política, Ditadura Militar e Repressão Social, Democratização dos Meios de Comunicação, Museologia Social e a Participação dos Sujeitos, Racismos Institucional e Genocídio da Juventude Negra, entre outros temas.
O evento é totalmente gratuito e ocorre em vários espaços públicos da cidade. A programação completa está disponível em http://mostraluta.org. As atividades podem ser assistidas online ao vivo no http://socializandosaberes.net.br.

Sobre a 8ª  Mostra Luta!

Filme “Quem tem juízo resiste e luta” será exibido na mostraA Mostra Luta tem como objetivo fomentar a circulação, exibição e o debate de filmes, trabalhos fotográficos e outras manifestações culturais dentro das lutas sociais e populares. Busca estimular a produção audiovisual independente, promover a organização, fortalecimento de redes, debates e encontros, além de se constituir enquanto espaço de reivindicação social pelo direito à comunicação popular, livre e anticapitalista.

Brasil, ano 2015- Vivemos tempos difíceis: direitos humanos e trabalhistas estão ameaçados com leis que ampliam a terceirização e limitam outras garantias como o seguro-desemprego, junto a um corte amplo de verbas públicas. Grupos de extrema-direita se organizam e pedem a volta da Ditadura Militar. Ao seu lado estão fundamentalistas religiosos e demais fanáticos, dominando palanques, igrejas, ruas e meios de comunicação, atacando sujeitos oprimidos como LGBTs, mulheres, religiões de matrizes africanas entre outros credos. O latifúndio ganha força, passando por cima do meio ambiente, de indígenas, camponeses, quilombolas e outros povos.

O polícia bate recordes em assassinatos, exterminando a juventude negra e periférica. No lugar de combater a violência com a garantia de direitos sociais, investe-se em mais punitivismo e proibicionismo, ou seja: cadeia e morte para manter uma fracassada guerra às drogas, redução da maioridade penal para penalizar uma juventude que não chega a ter direito a nada, apenas a permanecer a margem de condições e a morrer sem alguma chance de existir nessa sociedade opressora.

Por isso dizemos: “Não Passarão!”. Este é o tema escolhido para este ano, que fará frente ombro a ombro com os movimentos sociais e para expandir esse debate pelas nossas lutas de direito. A Mostra Luta! é um veículo, um canal, para que os movimentos, dentro das lutas e temáticas citadas acima, consigam utilizsar mais um espaço de fortalecimento e discussão para partirmos juntos na construção de uma sociedade mais do jeito que acreditamos.

Festival  Mostra Luta!

Filme “Quem tem juízo resiste e luta” será exibido na mostra

Filme “Quem tem juízo resiste e luta” será exibido na mostra

Se de uma sala escura pode surgir uma nova imagem na tela, acreditamos que a necessidade hoje é nos organizarmos para barrarmos estes retrocessos e produzir diferentes campos de resistência, luta e invenção de como produzir a vida e a sociedade.

Propomos desde a primeira versão em 2008, nos colocar como um espaço de visibilidade, amplificação e registro de acervo e memória aos trabalhos feitos junto às lutas sociais. Além disso, buscamos possibilitar debates e diferentes formas de diálogo e articulação sobre os temas propostos, procurando também expandir a programação para outros pontos da cidade, convidando atores a estarem conosco nessa construção.

Para fortalecermos estes laços, para conhecermos melhor as diferentes realidades deste Brasil em luta e também irmos além de um bloqueio midiático que tenta calar nossas vozes!

Sobre a Luta!

A Mostra Luta! já se consolidou como um importante espaço político cultural de debate e atua na promoção, discussão e difusão das lutas sociais, fazendo um contraponto ao conteúdo divulgado na mídia empresarial hegemônica.

Sua origem está na vontade de criar canais de comunicação popular, na perspectiva de produção e circulação entre os movimentos sociais, os oprimidos e os explorados; da necessidade de lutar contra a criminalização dos movimentos populares e do desejo de falar e quebrar o enorme silêncio que nos é imposto pelos meios de produção midiático legitimados pelo poder econômico ao qual nunca teremos acesso.

Vamos por nós mesmos construir uma nova sociedade e retomar o que e nosso de direito!

Fonte: site Mostra Luta! (http://mostraluta.org/)

Artigos relacionados

informativos

Aula Pública sobre a Reforma da Previdência

No dia 15 de Março, Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, a Apropucc realizará uma “Aula Pública sobre a Reforma da Previdência”, das 11 às 13h, na sala 900 (prédio

informativos

Sexta-feira (13) é o último dia para votar

Amanhã, sexta-feira (13) é o último de eleição para definição da nova diretoria da Apropucc. Uma única chapa se inscreveu para o processo eleitoral, a Chapa 1 – “Valorizar o

informativos

Carta Capital: Sem investimento em ciência, o Brasil não terá solução

Ao final de cada ano, várias retrospectivas são publicadas. Muitas sobre economia ou negócios, outras sobre dinheiro ou política. Não foi surpresa a publicação das 70 maiores personalidades bilionárias do

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!