8ª Mostra Luta!
De 2 a 11 de outubro, o Festival Mostra Luta! chega a sua oitava edição em Campinas. São mais de cinquenta filmes e cerca de trinta trabalhos fotográficos em exposição vindos de vários lugares do Brasil. Esse evento foi construído de forma participativa entre coletivos independentes da cidade e terá mostra de filmes, teatro, dança, lançamento de livro, performance, intervenção urbana, exposições de charges e fotografias, apresentações musicais e oficinas, em espaços e aparelhos culturais, como também em praças públicas da cidade.
Entre as temáticas centrais deste ano estão Defensores de Direitos Humanos e Cidadania no país, Charges de Sindicatos e desenhos censurados pela Ditadura Militar, Produção Audiovisual Periférica como ferramenta de luta política, Ditadura Militar e Repressão Social, Democratização dos Meios de Comunicação, Museologia Social e a Participação dos Sujeitos, Racismos Institucional e Genocídio da Juventude Negra, entre outros temas.
O evento é totalmente gratuito e ocorre em vários espaços públicos da cidade. A programação completa está disponível em http://mostraluta.org. As atividades podem ser assistidas online ao vivo no http://socializandosaberes.net.br.
Sobre a 8ª Mostra Luta!
A Mostra Luta tem como objetivo fomentar a circulação, exibição e o debate de filmes, trabalhos fotográficos e outras manifestações culturais dentro das lutas sociais e populares. Busca estimular a produção audiovisual independente, promover a organização, fortalecimento de redes, debates e encontros, além de se constituir enquanto espaço de reivindicação social pelo direito à comunicação popular, livre e anticapitalista.
Brasil, ano 2015- Vivemos tempos difíceis: direitos humanos e trabalhistas estão ameaçados com leis que ampliam a terceirização e limitam outras garantias como o seguro-desemprego, junto a um corte amplo de verbas públicas. Grupos de extrema-direita se organizam e pedem a volta da Ditadura Militar. Ao seu lado estão fundamentalistas religiosos e demais fanáticos, dominando palanques, igrejas, ruas e meios de comunicação, atacando sujeitos oprimidos como LGBTs, mulheres, religiões de matrizes africanas entre outros credos. O latifúndio ganha força, passando por cima do meio ambiente, de indígenas, camponeses, quilombolas e outros povos.
O polícia bate recordes em assassinatos, exterminando a juventude negra e periférica. No lugar de combater a violência com a garantia de direitos sociais, investe-se em mais punitivismo e proibicionismo, ou seja: cadeia e morte para manter uma fracassada guerra às drogas, redução da maioridade penal para penalizar uma juventude que não chega a ter direito a nada, apenas a permanecer a margem de condições e a morrer sem alguma chance de existir nessa sociedade opressora.
Por isso dizemos: “Não Passarão!”. Este é o tema escolhido para este ano, que fará frente ombro a ombro com os movimentos sociais e para expandir esse debate pelas nossas lutas de direito. A Mostra Luta! é um veículo, um canal, para que os movimentos, dentro das lutas e temáticas citadas acima, consigam utilizsar mais um espaço de fortalecimento e discussão para partirmos juntos na construção de uma sociedade mais do jeito que acreditamos.
Festival Mostra Luta!
Se de uma sala escura pode surgir uma nova imagem na tela, acreditamos que a necessidade hoje é nos organizarmos para barrarmos estes retrocessos e produzir diferentes campos de resistência, luta e invenção de como produzir a vida e a sociedade.
Propomos desde a primeira versão em 2008, nos colocar como um espaço de visibilidade, amplificação e registro de acervo e memória aos trabalhos feitos junto às lutas sociais. Além disso, buscamos possibilitar debates e diferentes formas de diálogo e articulação sobre os temas propostos, procurando também expandir a programação para outros pontos da cidade, convidando atores a estarem conosco nessa construção.
Para fortalecermos estes laços, para conhecermos melhor as diferentes realidades deste Brasil em luta e também irmos além de um bloqueio midiático que tenta calar nossas vozes!
Sobre a Luta!
A Mostra Luta! já se consolidou como um importante espaço político cultural de debate e atua na promoção, discussão e difusão das lutas sociais, fazendo um contraponto ao conteúdo divulgado na mídia empresarial hegemônica.
Sua origem está na vontade de criar canais de comunicação popular, na perspectiva de produção e circulação entre os movimentos sociais, os oprimidos e os explorados; da necessidade de lutar contra a criminalização dos movimentos populares e do desejo de falar e quebrar o enorme silêncio que nos é imposto pelos meios de produção midiático legitimados pelo poder econômico ao qual nunca teremos acesso.
Vamos por nós mesmos construir uma nova sociedade e retomar o que e nosso de direito!
Fonte: site Mostra Luta! (http://mostraluta.org/)
Artigos relacionados
Boletim da Apropucc – 01/2016
Baixe aqui o Boletim Apropucc – 01/2016, de 15 de Fevereiro de 2016.
Professor Vitor Machado é reeleito como representante docente no CONSUN
O professor Vitor Barletta Machado foi reeleito pela categoria para representação docente junto ao CONSUN (Conselho Universitário) da PUC-Campinas, para o biênio 2024-2025. A eleição ocorreu entre os dias 19
Campanha Salarial 2016
A Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) se reuniu na última segunda-feira (22) com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp) para discutir as propostas de
0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!