A crise forjada da Previdência

A crise forjada da Previdência

De maneira objetiva a professora e pesquisadora do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), desvela o discurso oficial que sustenta, contabilmente, que a Previdência Social brasileira é deficitária. Segundo a economista, ao contrário do que afirmam os governos até aqui, há um superávit no sistema de pelo menos R$ 1,2 bilhão em 2006.

Denise Gentil, em pesquisa que culminou em sua tese de doutorado, constatou que no fluxo de caixa do INSS “há superávit operacional ao longo de vários anos” e que “o excedente de recursos do orçamento da Seguridade alcançou – em 2006 – a cifra de R$ 72,2 bilhões”.

Então a suposta crise da Previdência resultante de um processo histórico de falência, que envolve desde o envelhecimento da população, a baixa taxa de natalidade, a elevação do salário mínimo até a aposentadoria precoce, acaba de ser desmistificada pela professora como sendo uma manipulação estatística do governo federal em prol de interesses econômicos que nada têm a ver com seguridade social.

A professora de Economia defende ainda que existe um “cálculo distorcido” feito pelo mercado financeiro, que rasga a Constituição Federal ao transformar em déficit a parte da contribuição previdenciária reservada à União.

Em sua tese de doutorado, Denise mostra que os próprios dados oficiais divulgados pelo Ministério da Previdência Social provam uma considerável distorção entre o que é divulgado à população e o que realmente pode ser constatado por especialistas em relação ao financiamento previdenciário.

Confira a entrevista completa da professora Denise Gentil publicada no Jornal da UFRJ em 2007, mas que permanece muito atual devido à conjuntura de “reformas sociais” pela qual passa nosso país:

Artigos relacionados

informativos

CONTEE: II Plenária Nacional de Educação

Na próxima quarta-feira (8), das 10h às 17h, a Contee realiza a II Plenária Nacional de Educação em defesa da democracia, da garantia da educação pública e gratuita, do cumprimento

informativos

Campanha Solidária: “A Amazônia precisa de você”

A Amazônia precisa de você” é o nome da iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) que pretende arrecadar doações. Esta iniciativa é fruto da Campanha

informativos 0 comentários

Boletim da Apropucc – 01/2015

Baixe aqui o Boletim Apropucc – 01/2015, de 27 de abril de 2015. Confira as informações sobre as reuniões setoriais, Campanha Salarial 2015, nossa representação no Consun e outras notícias.    

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!