Das ruas às urnas? Percepções dos cidadãos sobre os rumos da democracia brasileira: de junho de 2013 aos dias atuas.

A próxima edição do Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania terá como tema Das ruas às urnas? Percepções dos cidadãos sobre os rumos da democracia brasileira: de junho de 2013 aos dias atuas. Organizado pela pesquisadora Fabiola Brigante Del Porto, do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o fórum será realizado no dia 23 de maio (terça-feira), à partir das 9h, no Centro de Convenções da Unicamp.

Desde as manifestações de junho de 2013, uma série de instabilidades, conflitos e incertezas políticas, institucionais, econômicas e sociais tem marcado a experiência democrática brasileira. Este fórum se volta a discutir como os cidadãos brasileiros veem e participam desse processo. Polarizações políticas e contradições têm sido observadas em pesquisas de opinião, nas redes sociais, na mídia, nas ruas e também nas eleições, em discussões sobre a crise e sua gestão, a expansão ou redução de direitos, sobre a condução de políticas públicas, sobre os impostos que as financiam, sobre como reduzir as desigualdades sociais e sobre quem deve ser o principal responsável por garantir o bem estar individual e coletivo – se os próprios indivíduos ou o Estado.

Tais manifestações políticas significam que os cidadãos estão atentos às questões socialmente prioritárias para o país? Apesar dessa efervescência, observamos elevados índices de abstenção e de votos inválidos nas últimas eleições municipais, que são um recado da opinião pública para os políticos e governantes. O que revelam: descrença? Protesto? De todo modo, têm repercussões importantes sobre a construção institucional e societal da democracia brasileira. É sobre as percepções dos brasileiros sobre a política, os governos, suas ações e políticas, e sobre as atitudes decorrentes que este fórum propõe debater.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

PROGRAMAÇÃO – 23/05 (terça-feira)

• Manhã

8:30 – Credenciamento

9 h – Abertura

9h15 – “Ações do Estado: percepções, ações e reações dos cidadãos
Expositores:
Profa. Dra. Carolina Raquel Duarte de Mello Justo (UFSCar)
Profa. Dra. Maria da Glória Gohn (FE-Unicamp)
Prof. Dr. Wagner de Melo Romão (Unicamp)
                  Moderadora: Doutora Fabíola Brigante Del Porto

12h – Almoço

 • Tarde

14h – “Dos valores às atitudes políticas: implicações eleitorais das percepções sobre a democracia brasileira e atuação da mídia”
Expositores:
Prof. Dr. Claudio Couto (FGV-SP)
Prof. Dr. João Feres Junior (Iesp-Uerj)
Profa. Dra. Katia Nishimura (PUCCamp)
Profa. Dra. Nara Pavão (UFPE)
                 Moderadora: Doutora Fabíola Brigante Del Porto

17h – Encerramento

 

Inscrições

Para realizar sua inscrição escolha uma das opções:

Caso você seja novo no site Fóruns Permanentes acesse o link:
Cadastrar-se no site dos Fóruns Permanentes

Caso já possua cadastro no site dos Fóruns Permanentes acesse o link:
Entrar no site dos Fóruns Permanentes

Fonte: Unicamp

Artigos relacionados

Notícias 0 comentários

Encontro Nacional da ABET na Unicamp debate o mundo do trabalho

A Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) está organizando na Unicamp o XIV Encontro Nacional para debater questões do mundo do trabalho de distintas áreas acadêmicas a partir de

Notícias

CONVITE | É hoje (10/02) a posse comemorativa da nova diretoria

Professor, professora. A posse comemorativa da nova diretoria da APROPUCC será hoje (10/02), às 18h30, pelo Zoom Meet [https://bit.ly/3ur3ykR]. A gestão “Educação pela Democracia” estará à frente da entidade no

Notícias

Recesso de Fim de Ano – 2020

Feliz Natal e um Ano Novo Próspero!  

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!