Diap lança cartilha sobre Reforma Trabalhista

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) lançou a cartilha “Reforma Trabalhista e seus reflexos sobre os trabalhadores e suas entidades representativas” como forma de contribuir com a discussão e a luta do movimento sindical contra o desmonte dos direitos trabalhistas.

Na apresentação do documento o Diap afirma que “A investida sobre os direitos trabalhistas não é uma ação isolada. Faz parte de uma estratégia de redução do Estado, tanto na formulação e implementação de políticas públicas de interesse social, quanto na capacidade de tributação, de regulação, de exploração da atividade econômica e da prestação de serviços. A ideia é entregar parcela significativa desses segmentos à lucratividade do mercado”.

A cartilha, composta por perguntas e respostas a respeito da reforma, tem texto do jornalista Antônio Augusto de Queiroz e compõe a série Educação Política.

Para Ulisses Riedel, Diretor Técnico do DIAP, a reforma trabalhista “pretende desregulamentar direitos e regulamentar restrições. Ou seja, retirar-se a proteção da lei em tudo que possa favorecer o trabalhador e incluir-se na lei tudo que possa dificultar o acesso ou a concessão de direitos. É uma clara opção pelo capital em detrimento do trabalho”.

Confira abaixo a cartilha na íntegra:

Artigos relacionados

informativos

Brasília ocupada contra as reformas

Cerca de 150 mil trabalhadores de todo o Brasil ocuparam a Capital Federal, nesta quarta-feira, 24, contra as reformas Trabalhista e da Previdência, pelo Fora Temer e Diretas Já. Foi

informativos

Comunicado sobre Contribuição Assistencial

Em assembleia realizada no dia 03 de março, para a qual foram convocados todos os professores da categoria, sindicalizados ou não, ficou definida, por unanimidade, a cobrança da Contribuição Sindical

informativos

Igreja e Estado é tema do encontro promovido pela Rabeca Cultural

A Rabeca Cultural e o “Projeto Revisitando o Brasil – do Local ao Global, do Global ao Local – Viagens Contextualizadas” convidam para a videoconferência “Igreja e Estado no Brasil do Séc. XIX”. Esse encontro

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!