Mês da Consciência Negra – Unicamp organiza calendário sobre “Africanidades Brasileiras”

Mês da Consciência Negra – Unicamp organiza calendário sobre “Africanidades Brasileiras”

Até 30 de novembro ocorrerá o Unicamp Afro, com o evento “Africanidades brasileiras: epistemologias em debate”.
O evento tem como objetivo resgatar e valorizar os traços afro-brasileiros que compõem a construção da identidade do país, através de várias atividades como oficinas, palestras, apresentações culturais e a I Feira Afro-Brasileira da Unicamp.

Sobre Africanidades brasileiras: epistemologias em debate, resulta do conhecimento da cultura afro-brasileiro em diferentes perspectivas: histórica, social, política, educacional, filosófica, artísticas, normativa e acadêmica.

A programação completa pode ser acessada no link https://www.ggbs.gr.unicamp.br/unicampafro/. O encontro conta com o apoio de diversas entidades do movimento negro é organizado por órgãos e coletivos da Unicamp.

Marcha Zumbi

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro, acontece em Campinas a Marcha Zumbi dos Palmares. A concentração será às 10h, na Estação Cultura. A marcha traz como lema “Vidas Negras Importam” que clama o fim da violência contra a juventude negra no Brasil.

Segundo dados  divulgados pelo UNICEF, de cada mil adolescentes brasileiros, quatro vão ser assassinados antes de completar 19 anos. Se nada for feito, serão 43 mil brasileiros entre os 12 e os 18 anos mortos de 2015 a 2021, três vezes mais negros do que brancos. Entre os jovens, de 15 a 29, nos próximos 23 minutos, uma vida negra será perdida e um futuro cancelado.

 É necessário que o Estado e a sociedade se comprometam com o fim do racismo – elemento chave na definição das desigualdades sociais e do perfil das vítimas da violência no país.

zumbi_marcha

Artigos relacionados

Notícias

Fórum Popular da Natureza: programação do dia 10/06

O Fórum Popular da Natureza é formado por movimentos sociais, organizações da sociedade civil, entidades sindicais e de classe, ecologistas, coletivos ambientais, mulheres, juventude, LGBT’s, partidos políticos, comunidades religiosas e todos

Notícias

Reforma da Previdência não considera a realidade da população mais pobre, diz diretor da Apropucc

A proposta de Reforma da Previdência apresentada por Michel Temer (PEC 287/2016) e seus aliados foi o tema da palestra organizada pela Apropucc (Associação dos Professores  da PUC-Campinas) e do

Notícias

Seminário: O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp

O AEL (Arquivo Edgard Leuenroth) da Unicamp está organizando o seminário “GREVE GERAL DE 1917 – O Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth”. Será quarta-feira (28), das

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!