Diretora da Apropucc participa de live que discutirá pandemia, EAD e mercantilização do ensino superior

A Associação Brasileira de Psicologia Social – Núcleo Sorocaba (Abrapso) realiza nesta quinta-feira (15/08), às 16h, a live “Pandemia, Educação a Distância e Mercantilização do Ensino Superior: A Falácia do Novo Normal”.

O encontro transmitido pela Abrapso Sorocaba conta com a participação da psicóloga, professora e Dra., Liliana Aparecida de Lima, do professor e Dr. Marcos Garcia e a graduanda em Psicologia, Roberta Barcelli.

As mudanças que vem ocorrendo no ensino superior no momento de pandemia, em grande medida, intensificam os processos de mercantilização do ensino superior, já em curso há um longo tempo.

Com frequência, a preocupação com a manutenção e ampliação dos lucros tem colocado em segundo plano a qualidade da formação, as reais possibilidades de acesso aos conhecimentos produzidos pelas diversas áreas do saber e a importância das trocas realizadas em sala de aula e nos territórios nos quais a teoria encontra a realidade. Alunos e trabalhadores (funcionários e professores) do ensino superior se deparam com situações adversas, incertas e de ainda maior pressão, frente às quais são demandados a se adaptar sem questionamentos.

Não suficiente, as incertezas em relação ao futuro, relativas à pandemia, somam-se àquelas produzidas pelas instituições, seja em relação que pode ser feito para a garantia de formação com qualidade, seja em termos de demissões ou alterações no trabalho dos docentes.

A live pretende ser um espaço de discussão sobre esse cenário entre professores e alunos, de modo a compartilhar vivências e refletir sobre formas de resistência.

CONVIDADOS

Dra. Liliana Aparecida de Lima

Psicóloga, Psicodramatista Didata, Supervisora pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC), Psicoterapeuta, Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, Diretora da Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc), Diretora do Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), Professora do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e integrante do COLABOR.

Prof. Dr. Marcos Garcia

Doutor em Psicologia Social (USP) e Professor Associado (UFSCar-Sorocaba)

Roberta Barcelli

Graduanda em Psicologia

WhatsApp Image 2020-08-13 at 18.44.47

Fonte: Abrapso Sorocaba

 

Artigos relacionados

informativos

Intermitente não aposenta, mesmo com contribuição

O trabalho intermitente é aquele em que não há uma jornada mínima fixada e o empregado recebe apenas pelas horas trabalhadas. Uma pessoa pode ser contratada por diversas empresas, com

informativos

Câmara concederá título de cidadão campineiro a professores

Na próxima terça-feira (2), às 20h, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, acontece a solenidade de entrega de Título de Cidadão Campineiro ao filósofo, pedagogo e professor emérito da

informativos

Brasil caminha na contramão do cumprimento dos objetivos da ONU

Neste mês (11), cerca de 40 entidades da sociedade civil, integrantes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030, divulgaram o Relatório Luz 2018. A publicação traz os

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!