Rabeca Cultural convida para a videoconferência sobre “A vinda da corte para o Brasil: Política e Cultura sob D. João VI”

A Rabeca Cultural convida para a conferência online do projeto “Revisitando o Brasil, Viagens Contextualizadas. Do local ao Global/Do Global ao Local.” com o tema “A vinda da corte para o Brasil: Política e Cultura sob D. João VI”. Esse encontro será conduzido pela Profª Drª Juliana Gesuelli Meirelles, na segunda-feira (21/09), das 19h30 às 21h, pela plataforma virtual do Zoom.

O foco é discutir a relação entre política, cultura e sociabilidade no Brasil no final do período colonial a partir do estudo de diferentes fontes históricas, dentre elas jornais, livros, relatos de viajantes e o conjunto de cartas do bibliotecário Luís Joaquim dos Santos Marrocos, personagem de destaque para a compreensão desse momento histórico.

A curadoria desse encontro virtual que acontece na plataforma do Zoom é do Prof. Dr. Pedro Rocha Lemos.

Juliana Gesuelli Meirelles

Juliana Gesuelli Meirelles é doutora em História pela Unicamp, com graduação em História pela mesma universidade e Jornalismo pela PUC-Campinas.

Desde 2014 é docente na PUC-Campinas nas faculdades de História, Biblioteconomia e Filosofia. Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral em História Social da Cultura Escrita pela USP, sendo também pesquisadora colaboradora no Centro de Memória da Unicamp.

Vencedora do Prêmio luso-brasileiro D. João VI de Pesquisa (2007), publicou livros autorais e em co-organização com outras profissionais da área, dos quais se destacam: Imprensa e Poder na Corte Joanina: A Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821), Ed. Arquivo Nacional, 2008, e
Política e Cultura no governo de D. João VI. Ed. UFABC, 2017.

Juliana é diretora da Apropucc na Gestão “Resistência Democrática”.

Mais informações

O investimento é de R$ 30. As inscrições e informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (19) 997206186 com Kha Machado.

Parcerias

Assuma Sustentabilidade, CCLA Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, PPGCR Programa de Pós Graduação de Ciência de Religião PUC Campinas.

Apoios

Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas), Sinpro Campinas (Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Campinas) e site campinas.com.br.rabeca_juliana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Facebook Rabeca Cultural

Artigos relacionados

informativos 0 comentários

“Mercantilização” do ensino avança no Congresso Nacional

Parlamentares da bancada do PCdoB criticaram a aprovação da reforma do Ensino Médio (MP 746/16) na quarta-feira, dia 14. O texto prevê retrocessos como a extinção das disciplinas de artes,

informativos

Sexta-feira (13) é o último dia para votar

Amanhã, sexta-feira (13) é o último de eleição para definição da nova diretoria da Apropucc. Uma única chapa se inscreveu para o processo eleitoral, a Chapa 1 – “Valorizar o

informativos

Contee denuncia crescimento e concentração do ensino privado no Brasil

Na manhã desta quarta-feira, 21, Madalena Guasco Peixoto, coordenadora da Secretaria-Geral da Contee, apresentou no Seminário Nacional Privatização da Educação no Brasil a pesquisa “A privatização da educação pública brasileira:

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!