Cineclube Outubro apresenta: “O Grande Ditador”

O Cineclube Outubro exibirá  o filme “O Grande Ditador” nesta sexta-feira (12), às 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som de Campinas). A sessão será comentada pelos sociólogo e professor de Sociologia da PUCCAMP Arnaldo Lemos,  e o professor e historiador do MIS, Orestes Toledo.

Nos 130 anos do nascimento de Charles Chaplin o Cineclube Outubro exibirá um de seus filmes mais significativos lançado em 1940, que traz uma crítica bem humorada ao nazi-fascismo, especialmente ao seu militarismo e racismo. O tema era tabu nos Estados Unidos, que pretendiam ficar neutros diante do conflito armado que incendiava a Europa. Houve uma forte pressão da direita para que não fosse produzido e exibido.

O Grande Ditador aqui no Brasil foi censurado pela ditadura de Getúlio Vargas. Durante a Guerra Fria, Chaplin foi considerado simpatizante do comunismo e expulso dos Estados Unidos. A direita abominava especialmente o discurso que finaliza o filme, considerado um libelo contra a opressão. A obra está na lista das melhores comédias estadunidenses e, em 1997, a Biblioteca do Congresso o selecionou para ser preservado por seu significado cultural, histórico e estético.

  • Direção e roteiro: Charlie Chaplin
  • Elenco: Charlie Chaplin e Paulette Goddard
  • Duração: 2h06
  • Ano: 1940
  • Prêmios: New York Film Critics Circle Award de Melhor Ator

A atividade conta com o apoio da  Fundação Grabois, ADunicamp, Sinpro Campinas e Região, Apropucc e Apeoesp. O MIS fica na Rua Regente Feijó, nº 859, Centro de Campinas..
 

filme_o_grande_ditador

 

 

Fonte: MIS Campinas

Artigos relacionados

informativos

Juiz propõe prorrogação da Convenção Coletiva por mais 45 dias

O vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Carlos Alberto Husek, propôs a prorrogação da Convenção Coletiva dos professores de educação básica por 45 dias, a partir de

informativos

Professores devem aguardar e não assinar redução de carga horária

A Apropucc e o Sinpro Campinas e Região orientam os professores da PUC-Campinas a não assinarem documentos que instituam a redução de carga horária para o segundo semestre deste ano.

informativos

Aula Pública sobre Legislação Penal, Política Criminal e Racismo

A UEE/SP (União Estadual dos Estudantes de São Paulo), entidade de representação dos estudantes universitários do Estado, e o Núcleo de Consciência Negra Tereza de Benguela dos Estudantes da PUC-Campinas e o

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!