Madalena Guasco ministra Aula Magna online “Pedagogia das Competências: Uma Abordagem Crítica”

Nos últimos anos, muitas escolas e universidades têm inserido em seus projetos pedagógicos metodologias baseadas na chamada “pedagogia das competências” como uma proposta inovadora e melhor caminho para se resolver a distância existente entre teoria e prática. Raramente a questão tem sido colocada em discussão para a comunidade interna e aparece junto à implantação de novos modelos ou projetos de reestruturação curricular, gerando muitos impactos na atividade docente e na educação como um todo.

Associada a outras propostas que visam a sustentação financeira das instituições ou, quando não, o seu lucro, a pedagogia das competências acaba por inserir-se em projetos curriculares baseados em módulos e ciclos que adotam o ensino híbrido, ideia de que a prática leva necessariamente à teoria, compartilhamento de turmas ou “ensalamento”, privilegiando a avaliação de resultados e a diluição de conteúdos no processo educativo, entre outras características dos modelos que vêm sendo adotados.

Quais os fundamentos desse modelo pedagógico? O que significa em termos de qualidade para a Educação? O que a história da adoção desse caminho tem nos mostrado?

Para abordar de forma crítica a chamada “pedagogia das competências”, a APROPUCC traz para o debate a Aula Magna que será ministrada pela Professora Dra. Madalena Guasco, Secretária Geral da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).

O encontro será transmitido ao vivo dia 30/03 (terça-feira), às 17h, pela Plataforma Zoom Meeting. Para acompanhar não é necessário se inscrever, basta entrar na sala de videoconferência [Acesse: https://us02web.zoom.us/j/85066785101].

Você pode assistir também pelo Facebook da APROPUCC [facebook.com/apropucc], do CES [facebook.com/cesforma] ou do SINPRO [facebook.com/sinprocampinas]. 

Sobre a convidada

Madalena Guasco é diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP, Doutora em Filosofia e História de Educação pela PUC-SP e Pesquisadora em Políticas Públicas.

Foi chefe do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC-SP (2014-2017) e membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (2006-2010). Além disso, foi membro efetivo do Fórum Nacional de Educação até 2017 e da Diretoria Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Sindical (CPLP Sindical).

Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, principalmente nos seguintes temas: Concepções de Formação e de Conhecimento, Direitos Humanos, Currículo e Educação.

A Aula Magna, promovida pela APROPUCC, conta com a parceria do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) e apoio do Sinpro Campinas e Região.

Assista à Aula Magna pelas redes sociais: 

 

Live_madalena_guasco_30_03_2021_VERSAO_FINAL_LINK

Artigos relacionados

Notícias

Sinpro Minas: Programa Extra-classe aborda impactos das reformas do Trabalho e da Previdência

O programa Extra-Classe, do Sinpro Minas, aborda os impactos das reformas trabalhista e previdenciária no país. Os projetos de reforma apresentados pelo governo Temer começaram a tramitar no Congresso e

Notícias

Eleição da nova diretoria da Apropucc começa na próxima segunda-feira (9)

Começa na próxima segunda-feira (9) e vai até sexta-feira (13), a votação para eleger a nova diretoria da Apropucc. A única chapa inscrita para o pleito, Chapa 1 – “Valorizar

Notícias

Reforma do Ensino derruba artigo 318 da CLT e altera jornada de trabalho

Na última sexta-feira (17), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei nº 13.415/17, que compete à reforma do Ensino Médio e modifica o art. 318 da Consolidação

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!