RABECA CULTURAL | Estão abertas as inscrições para o curso online “Aprenda a Escrever um Artigo Científico”

A Rabeca Cultural convida para o curso “Aprenda a Escrever um Artigo Científico” com a Profa. Dra. Juliana Gesuelli Meirelles. Será dias 10, 17 e 24 de abril e 8 e 15 de maio (sempre aos sábados), das 9 às 13h, por meio de videoconferência no Zoom Meeting.

Serão 20h de curso com certificação a ser emitida pela Rabeca Cultural.

IMG-20210317-WA0033 (1)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

10/04 – 1º Encontro (4 horas)

Da introdução das questões teórico-metodológicas à circunscrição de um objeto de pesquisa

Os pressupostos básicos do universo da pesquisa acadêmica, tendo como foco da apresentação os seguintes tópicos:

– Definições teóricas centrais dentro das Ciências Humanas que nos auxiliem a refletir sobre a escolha de um objeto de estudo que perpasse seus interesses pessoais e contribua para a sua formação acadêmica.

– Das diferentes etapas às especificidades da estruturação de um trabalho monográfico: Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e artigo científico.

17/04 – 2º Encontro (4 horas)

Pesquisa & legitimação do conhecimento científico

As diversas possibilidades de pesquisa dimensionando a confiabilidade informacional do conteúdo científico. Para tanto, conheceremos:

– Avaliação informacional na Ciência: revistas científicas e a avaliação por pares e o processo de validação do conhecimento.

– Fontes de Informação: das suas particularidades (fontes primárias, secundárias e terciárias) que perpassam o processo de escolha do objeto de estudo até conclusão da escrita do trabalho acadêmico.

** Neste encontro teremos como convidado o bibliotecário Davi Armando dos Santos, editor-chefe da Revista Científica Indicium [@revista.indicium].

24/04 – 3º Encontro (4 horas)

Leitura e interpretação de textos acadêmicos

Neste terceiro encontro será apresentado os cinco níveis de leitura e interpretação acadêmica.

A partir da discussão de um artigo científico que terá sido escolhido e lido pela turma na aula anterior com base nos pressupostos científicos apresentados, discutiremos a importância do reconhecimento das diferentes estruturas da escrita científica, a saber:

a) Temática e objeto de estudo;

b) Debate historiográfico;

c) Utilização e análise de fontes documentais;

d) Argumentação, investigação, reflexão e apresentação dos resultados.

08/05 – 4º Encontro (4 horas)

Mentoria I: escrevendo o seu artigo científico

Neste penúltimo encontro você terá a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso tendo a mentoria individual e coletiva.

A partir da leitura e discussão coletiva entre os integrantes, é possível aperfeiçoar a escrita na busca pela excelência profissional e acadêmica.

15/05 – 5º Encontro  (4 horas)

Mentoria II: debatendo o seu artigo científico

Neste último encontro trabalharemos em grupos de dez participantes com duração de uma hora de discussão.

Nesta mesa-redonda online, teremos uma breve apresentação de cada artigo tendo como objetivo a constatação do aprendizado, que prima pela comprovação dos argumentos científicos apresentados a partir de uma escrita que preze pelas regras acadêmicas.

BIBLIOGRAFIA GERAL 

  • BURKE, Peter (org). A escrita da história. (trad.) São Paulo, UNESP, 1992.
  • CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2002.
  • ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. – São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • CARDOSO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo (org.) Domínios da história. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
  • DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. (trad.) Rio de Janeiro, Graal, 1986.

SOBRE A PROFESSORA

Juliana Gesuelli Meirelles é doutora em História pela Unicamp, com graduação em História pela mesma Universidade e em Jornalismo pela PUC-Campinas.

Desde 2014 é docente da PUC-Campinas e desenvolve práticas de formação voltadas à pesquisa e escrita acadêmicas.

Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em História Social da Cultura Escrita pela USP, sendo também pesquisadora colaboradora no Centro de Memória da Unicamp.

Publicou livros e artigos autorais e em co-organização com outras profissionais da área, dos quais se destacam:  “Imprensa e Poder na Corte Joanina: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1821)”, Ed. Arquivo Nacional, 2008 e “Política e Cultura no Governo de D. João VI”, Ed.UFABC, 2017.

INVESTIMENTO

O investimento no curso é de R$ 720,00 (à vista) ou R$ 810,00 (divididos em três vezes). Para alunos da Profª Juliana Gesuelli Meirelles  fica por R$ 680,00 (à vista) ou R$ 720,00 (divididos em três parcelas).

Para mais informações ou inscrições entre em contato pelo Celular/WhatsApp (19) 997206186.

PARCERIAS

  • Apropucc (Associação dos Professores da PUC-Campinas)
  • IHGG (Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas)

Artigos relacionados

Destaques

ENSINO SUPERIOR PRIVADO | Patronal sucateia ensino, despreza seus profissionais

Os sindicatos integrantes da Fepesp irão se reunir para discutir o encaminhamento da negociação com as mantenedoras de instituições de ensino superior privado do Estado de São Paulo, diante de

Destaques

AULA MAGNA | Madalena Guasco fala sobre os elementos contemporâneos que compõe a Pedagogia das Competências.

No dia 30/03, a Apropucc promoveu a Aula Magna ministrada pela professora Dra. Madalena Guasco, Secretária Geral da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) sobre “Pedagogia das

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!