Sinpro Campinas promove palestra com o prof. João Cezar Castro Rocha sobre a “realidade paralela” do bolsonarismo
Segunda-feira (12), às 14h15 com transmissão via Zoom, o Sinpro Campinas, em parceria com a Apropucc e o Centro de Estudos Sindicais (CES), promove a palestra “Realidade Paralela: a Retórica do Ódio e os Desafios para a Democracia”, do escritor e professor João Cezar de Castro Rocha.
O palestrante é
docente titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, desde o golpe de 2016, vem se dedicando a pesquisar o comportamento da extrema direita brasileira e o conceito de “guerra cultural”, levado adiante pelo bolsonarismo, como método e prática política.
Em seu livro “Guerra Cultural e Retórica do Ódio”, Castro Rocha afirma que o Brasil vivencia um fenômeno inédito, que é a produção de dissonância cognitiva coletiva por meio do universo digital e das redes sociais. Segundo ele, a “realidade paralela” que atualmente pode ser observada nas manifestações de rua nada tem de espontânea, mas seria consequência de ações deliberadas. “Milhões de pessoas foram aprisionadas pela midiosfera extremista e vivem numa realidade paralela. Elas não estão em erro, mas em ilusão”, afirma.
Para corroborar sua tese, o pesquisador cita exemplos recentes: “Após a derrota da extrema direita nas eleições de outubro, passou a circular a informação de que Bolsonaro teria tido 61% dos votos válidos e que as urnas haviam sido fraudadas. Milhões de pessoas ainda acreditam nisso, ainda que os fatos provem o contrário. A última é a notícia de que Lula teria morrido no Hospital Sírio Libanês e um sósia estaria em seu lugar. Pode parecer ridículo, mas muitos acreditam realmente nessa teoria. Nos bloqueios de estrada e nos acampamentos golpistas diante dos quarteis, temos visto cenas absurdas, como gente de joelhos orando para um pneu ou comemorando a leitura de um ‘ofício’ que anunciava a ‘prisão’ do ministro Alexandre de Moraes – algo que nunca ocorreu”, diz ele.
O Sinpro Campinas irá divulgar o link para a palestra com antecedência. Fique atento às redes sociais do sindicato e das entidades parceiras.
Fonte: Sinpro Campinas
Sobre o autor
Artigos relacionados
Documentário: “Terceirizado, um trabalhador brasileiro”
No momento atual em que o argumento da moralidade esparrama pelo país, nada mais oportuno que examinar o fenômeno da terceirização, sobretudo pela coincidência de que nesse mesmo momento o
‘Precariado’ tende a se alastrar no Brasil como nunca antes, diz sociólogo
A emergência de novos tipos de relações de trabalho, em que limites de jornada são mais flexíveis e o rendimento, variável, é uma tendência “deletéria” para a população, avalia o
“Reforma da previdência será maior desmonte social da história”, alerta Dieese
Jornal GGN – O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, comparou o desafio de impedir a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, da reforma da Previdência, que
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!