Mostra de Cinema da PUC-Campinas apresenta o documentário “Quando Falta o Ar”
Neste mês, de 14 a 30/11, acontece a “XXIV Mostra de Cinema Vozes Femininas” organizada pela CACI (Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna) da PUC-Campinas.
Dentro da programação será exibido o documentário “Quando Falta o Ar”, dirigido pela cineasta Ana Petta e a médica Helena Petta.
A exibição acontece no dia 22/11 (terça-feira), às 14h, no Auditório Monsenhor Salim localizado no Campus II. E ainda no dia 29/11 (quarta-feira), às 17h30, na Sala Flexível da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, do Campus I. Após a exibição, haverá debates com a presença das diretoras.
O documentário recebeu o primeiro prêmio do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” e disputou a indicação para o Oscar de 2022.
Sobre o documentário “Quando Falta o Ar”
O documentário apresenta a luta diária de trabalhadores/as do sistema público de saúde brasileiro em defesa da vida. Sua abordagem reflete a pandemia com ênfase no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19 em entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Traz também a intersecção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país.
“Quando Falta o Ar” é um longa-metragem produzido no calor do momento, um documento histórico empenhado em valorizar o trabalho dos/as profissionais que arriscaram as próprias vidas para continuar desempenhando as suas funções lotadas na vasta área da saúde.
Para isso, evidentemente, as diretoras e irmãs Ana e Helena Petta precisaram estar também no campo de batalha, acompanhando esses homens e mulheres fundamentais ao salvamento de inúmeras vidas.
Elas optam por um estilo bem mais observacional do que necessariamente informativo, lançando mão de raras entrevistas com personagens, mantendo a câmera interessada por flagrantes indicativos da ação em hospitais, centros comunitários, residências, tribos indígenas afastadas, penitenciárias, ou seja, em vários lugares onde o risco aumenta por conta da carência.
Além do documentário “Quando Falta o Ar” também serão exibidos os longas “A Vida Invisível”, “Estrelas Além do Tempo”, “Flor do Deserto” e “Nise e o Coração da Loucura”.
Sobre o autor
Artigos relacionados
2023 | 15 de Outubro: Feliz Dia da Professora e do Professor
A Apropucc chega aos seus 45 anos de fundação, forte, combativa e celebrando sua história, luta e avanços! Celebramos também o dia dos professores e professoras, ressaltamos nossa profissão como
Fepesp no Congreso de Juízes do Trabalho: Em defesa da homologação no Sindicato
A homologação no Sindicato deve ser respeitada, ‘sob pena de haver retiradas de direitos trabalhistas e enfraquecimento da organização sindical laboral’. No 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do
Unicamp Celebra 50 Anos do Arquivo Edgard Leuenroth, Guardião da Memória Social
Nos dias 27 e 28 de agosto, a Unicamp celebrará os 50 anos do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), uma das mais importantes instituições dedicadas à preservação da memória social e
















0 comentários
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!