A crise forjada da Previdência

A crise forjada da Previdência

De maneira objetiva a professora e pesquisadora do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), desvela o discurso oficial que sustenta, contabilmente, que a Previdência Social brasileira é deficitária. Segundo a economista, ao contrário do que afirmam os governos até aqui, há um superávit no sistema de pelo menos R$ 1,2 bilhão em 2006.

Denise Gentil, em pesquisa que culminou em sua tese de doutorado, constatou que no fluxo de caixa do INSS “há superávit operacional ao longo de vários anos” e que “o excedente de recursos do orçamento da Seguridade alcançou – em 2006 – a cifra de R$ 72,2 bilhões”.

Então a suposta crise da Previdência resultante de um processo histórico de falência, que envolve desde o envelhecimento da população, a baixa taxa de natalidade, a elevação do salário mínimo até a aposentadoria precoce, acaba de ser desmistificada pela professora como sendo uma manipulação estatística do governo federal em prol de interesses econômicos que nada têm a ver com seguridade social.

A professora de Economia defende ainda que existe um “cálculo distorcido” feito pelo mercado financeiro, que rasga a Constituição Federal ao transformar em déficit a parte da contribuição previdenciária reservada à União.

Em sua tese de doutorado, Denise mostra que os próprios dados oficiais divulgados pelo Ministério da Previdência Social provam uma considerável distorção entre o que é divulgado à população e o que realmente pode ser constatado por especialistas em relação ao financiamento previdenciário.

Confira a entrevista completa da professora Denise Gentil publicada no Jornal da UFRJ em 2007, mas que permanece muito atual devido à conjuntura de “reformas sociais” pela qual passa nosso país:

Artigos relacionados

informativos

Candidatos a vereador do PSDB, DEM, PV, PT e PSDC participaram de sabatina

Na quinta-feira à noite (22) aconteceu a terceira sabatina com os candidatos à Câmara Municipal de Campinas. O encontro, sob o tema, “O Legislativo e as Políticas Públicas para a

informativos

Edital de Eleição para Diretoria da Apropucc

Pelo presente Edital, ficam os professores filiados à Apropucc, em pleno exercício de seus direitos estatutários, convocados para inscrição de chapas que concorrerão às eleições da nova Diretoria da Apropucc

informativos

Lei Maria da Penha completa 15 anos, mas mulheres ainda encontram dificuldades em denunciar seus agressores

Quase 200 propostas em análise na Câmara visam alterar legislação. Especialistas apontam que foco não deve ser no aumento de pena e, sim, em garantir estruturas para denunciar e punir

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!