Reportagem TVT: reforma e a aposentadoria especial de professores

Reportagem TVT: reforma e a aposentadoria especial de professores

Na tentativa de reduzir os gastos públicos o governo Temer (PMDB) propôs uma Reforma na Previdência que estabelece uma idade mínima para homens e mulheres se aposentarem.

A proposta valerá tanto para trabalhadores do sistema privado como para servidores públicos e atinge também os trabalhadores que têm direito ao regime de aposentadoria especial. Entre eles, os professores públicos que perderão o direito à aposentadoria com a redução de cinco anos na idade e no tempo de contribuição e os professores no ensino privado que perderão o direito à redução de cinco anos no tempo de contribuição. Esse direito foi conquistado pelos educadores em reconhecimento ao desgaste da profissão diante das condições precárias enfrentadas no sistema educacional.

A medida tem causado indignação nos professores porque, com o possível fim da aposentadoria especial e aumento do tempo de trabalho, eles  deverão passar mais tempo nas salas de aulas correndo o risco de desenvolverem problemas graves na coluna, nas cordas vocais, cardíacos, distúrbios psíquicos, lesões por esforços repetitivos, estresse, depressão, além de outras debilidades.

Para explicar como essa reforma pode ter consequência desastrosa para professores a TVT conversou com diversos especialistas, confira o vídeo:

Artigos relacionados

Notícias

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia lança cartilha em defesa do SUS

O SUS pertence a todos nós, tomar posse e defendê-lo é lutar pela vida. Confira a cartilha produzida pela ABMMD (Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia).    

Notícias

Reforma Trabalhista é o tema da série “MPT em Quadrinhos”

A Reforma Trabalhista vem sido debatida no país, mas muitas pessoas ainda não entendem sobre o que realmente se trata. O que muda para o trabalhador? Quais os pontos positivos

Notícias 0 comentários

A atualidade de Simone Beauvoir e a denúncia ao pensamento de direita

Há um livro de Simone Beauvoir pouco referido em análises sobre a autora. Trata-se de “O pensamento de direita, hoje”, publicado na França em 1955 e no Brasil em 1967.

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!