Palestra: A Conjuntura Nacional e os Impactos das Reformas do Governo Temer para os Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros

Na próxima quarta-feira (7), às 18h30, acontece a palestra “A Conjuntura Nacional e os Impactos das Reformas do Governo Temer para os Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros”, com o historiador pela FFLCH/USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pelo IE/Unicamp, professor de Relações Internacionais e ex-Secretário Geral do Cebrapaz, Thomas de Toledo, no salão do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, em Campinas.
Voltada aos dirigentes, assessores sindicais, funcionários das entidades e militantes que desejam compreender a atual conjuntura política e econômica em que o país está inserido, a palestra abordará os impactos sociais e os pontos críticos das reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB).
Para o coordenador técnico do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho), Augusto Petta, o objetivo é que a atividade possa esclarecer aos participantes a realidade nacional, em um contexto internacional, e como as medidas adotadas pelo governo poderá ser contra os interesses da classe trabalhadora.
“Começou com a aprovação de um projeto de terceirização e agora se discute as reformas, ambas dificultando ainda mais a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. São direitos que foram conquistados em várias décadas e que já vêm desde o momento do surgimento do sindicalismo brasileiro, com a industrialização do país. Esses direitos conquistados acabaram sendo consubstanciados na consolidação do trabalho, como a CLT, que agora com a reforma trabalhista recebe um duro golpe, na medida que o negociado vai sobrepor o legislado, e essa questão da reforma da previdência que faz com que os mais jovens tenham dificuldade para se aposentar. Por isso precisamos estudar, refletir e discutir esse cenário para ver saídas e tentar garantir pelo menos os direitos conquistados arduamente durante anos”, analisa Petta.
Inscrições gratuitas
A palestra é gratuita e as inscrições estão abertas. Para garantir a vaga o participante deverá enviar um e-mail para comunicacao@cesforma.org.br, com nome completo, nome da entidade a qual pertence, telefone e endereço eletrônico. São oferecidas 80 vagas, que serão preenchidas conforme ordem de inscrição.
A palestra é organizada pelo CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) em parceria com a Apropucc, o SEAAC e o Sinpro Campinas e Região.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINTICOM) fica na Rua Barão de Jaguara, 704 – Centro – Campinas/SP.
Mais informações podem ser obtidas em www.cesforma.org.br ou pelo telefone (11) 3101-5120 ou (19) 98138-9001.
Confirme no Facebook a sua presença no evento: https://goo.gl/MvJFQs
palestra_thomas2
Fonte: Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho

Artigos relacionados

Notícias

#LiveAoVivo: Ser professor em tempos de pandemia. Um diálogo entre a Apropucc e Apropuc-SP.

#Coronavírus | #LiveAoVivo – “Ser professor em tempos de pandemia. Um diálogo entre a Apropucc e Apropuc-SP.” Os dirigentes das associações docentes (Apropucc e Apropuc-SP) vão tratar dos impactos do isolamento

Notícias

Diretoria da Apropucc participa do 9º Conatee

A Apropucc, através do presidente, Ednilson Arendit, da vice-presidente, Silvana Suaiden, da tesoureira, Liliana Lima, estiveram no 9° Conatee (Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) realizado entre os

Notícias

A educação na Constituição mais democrática do país

Elaborada por parlamentares eleitos democraticamente e contando com a participação de entidades do movimento popular, a Constituição de 1988 foi a mais democrática da história brasileira e a mais detalhista

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!