3ª Semana de Cultura Digital de Campinas

logo-ocupa-250x1543ª Semana de Cultura Digital de Campinas discute a #AInternetVaipraRua

De 26 a 29 de março, no Largo da Catedral de Campinas, acontece a 3ª Semana de Cultura Digital de Campinas (SCD) organizada pelo Fórum de Cultura Digital de Campinas (FCDC), sob o tema “#AinternetVaiPraRua”.
O objetivo da semana é disseminar conhecimentos sobre o uso da Internet e Cultura Digital para desenvolvimento social, cidadania e mobilização. Para isso, os organizadores montarão uma tenda high tech no Largo do Rosário, Centro de Campinas, onde haverá oficinas, espaço para rodas de conversa, stands para exposições de trabalhos de Cultura Digital, interação e trocas de experiências e práticas educacionais e culturais.
A 3ª Semana de Cultura Digital integra o calendário do Dia Municipal da Inclusão Digital – comemorado no último sábado do mês de março –, tema que tem ganhado importância com o aumento da utilização da Internet nas mobilizações sociais através das ações dos ciber e/ou mídias ativistas.
“Esperamos que essa semana amplie a visibilidade do Fórum e do que estamos produzindo em Campinas e Região dentro do conceito de Cultura Digital e Tecnologia da Informação e Comunicação e também desenvolver parcerias e corresponsabilidade em Políticas Públicas de acesso à Internet e à produção desta Cultura Digital”, explica o fotógrafo e membro do Fórum de Cultura Digital de Campinas, Robson B. Sampaio.
Os organizadores do evento acreditam que as redes sociais têm dado visibilidade para quem não tem voz e criado novas formas de protagonismo sócio-digital. E que Campinas e Região devem aprofundar o debate e o conhecimento sobre projetos e trabalhos de Cultura Digital que buscam a transformação social através da articulação em rede, protagonismo, colaboração, Jornalismo, denúncias, divulgação de informação, aplicativos, iniciativas de Políticas Públicas etc.
Como a semana busca criar um espaço de trocas e diálogos sobre o uso e apropriação de tecnologias livres por grupos culturais é natural que as bandeiras da Sustentabilidade e do Software Livre também sejam levantadas.
Como a semana é um evento aberto e colaborativo, estão abertas as inscrições para oferta de atividades (exposição, rodas de conversas etc) e oficinas/trabalhos no evento. Para mais informações acesse http://culturadigitalcampinas.org.br ou envie e-mail para casa@culturadigitalcampinas.org.br.
A participação na 3ª Semana de Cultura Digital é gratuita e aberta ao público. E são esperadas as presenças de escolas, Ongs, movimentos sociais e coletivos digitais de Campinas e Região.
Casa de Cultura Digital de Campinas
Em tempos de discussão sobre o Marco Civil da Internet – proposta que visa regulamentar e consolidar direitos, deveres e princípios para o uso e o desenvolvimento da Internet no Brasil – nossa cidade deu um salto importante inaugurando, no ano passado, a Casa de Cultura Digital de Campinas (CCD-CPS).
O órgão atua em parceria com o Fórum de Cultura Digital e serve como espaço para pensar coletivamente a Cultura Digital e os dilemas da sociedade contemporânea; promover projetos, oficinas e eventos e fomentar o engajamento político nos temas relacionados à Cultura Digital na Região Metropolitana de Campinas.

Serviço:
Data: 26 a 29 de março de 2014
Local: Largo da Catedral de Campinas
Site: http://culturadigitalcampinas.org.br/3asemana/
E-mail: casa@culturadigitalcampinas.org.br
Tel.: (19) 98223-1413 (Robson) / 98834-1114 – 99106-1114 (Fernanda)

Sobre o autor

Artigos relacionados

Sem categoria 0 comentários

50 anos do golpe: professores fazem memória dos horrores da ditadura e de sua resistência

No dia do professor, a Apropucc e o Sinpro promoveram a Roda de Conversa “As histórias que temos para contar” com professores da rede particular de ensino que foram presos,

Sem categoria 0 comentários

IEL EXIBE DOCUMENTÁRIO E ORGANIZA MESA-REDONDA

No dia 21 de maio, às 13 horas, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – Unicamp), será projetado o documentário “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares

Sem categoria 0 comentários

Mês de março, mês internacional da mulher

Apropucc e Sinpro Campinas se unem para defender a igualdade de gênero.  Professores e professoras podem e devem abordar a questão de gênero em sala de aula. Para auxiliar os

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!