15 de Outubro: Feliz Dia do professor!

15 de Outubro: Feliz Dia do professor!

dia do professoresDia 15 de Outubro celebramos o Dia do Professor. Nesta data, queremos parabenizar a categoria pelo seu esforço e dedicação na luta por uma Educação de qualidade. Propomos também uma reflexão sobre a prática docente, seu desenvolvimento profissional, suas condições de trabalho e de vida. Principalmente, porque neste ano, o governo Federal lançou como lema “Brasil, Pátria Educadora”, tendo como promessa que a Educação será a “prioridade das prioridades” nos próximos quatro anos.

O fato é que os desafios como garantir mais verbas para Educação, a universalização do ensino, a alfabetização na idade certa e demandas latentes como a reformulação do ensino persistem há anos no Brasil. Somado a isso temos as transformações sociais e no mundo do trabalho, as reformas educacionais ineficientes, o desmonte da Educação Pública e as condições de trabalho precarizadas que provocaram mudanças na profissão docente, incentivando a ampliação da nossa luta por políticas públicas eficientes.

Atualmente, o papel do professor extrapolou a mediação do processo de conhecimento do aluno, o que era geralmente esperado. Ampliou-se a missão do profissional para além da sala de aula. Além de ensinar é preciso participar da gestão e do planejamento acadêmico e promover a articulação entre a escola, a comunidade e as famílias. Isso significa uma dedicação mais ampla do professor.

Para vencermos esses desafios é fundamental construirmos uma política sólida de formação e valorização dos professores, repensar o espaço acadêmico e ampliar a participação da comunidade na gestão escolar, bem como, lutar pelo acesso da população carente à Educação de qualidade.

Neste dia tão especial a Apropucc parabeniza todos os professores que são responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento.

Festa do Professor

Para marcar essa data importante o Sinpro Campinas e Região está com uma programação repleta de atividades.

No dia 15 de Outubro, a partir das 8h30, tem bolo na sede e subsedes da entidade e depois das 9h, acontece o ato político em defesa da Educação, no Centro de Campinas.

Dia 17 de Outubro, às 11h, será realizada a Festa do Professor com teatro infantil e vivência para agradar pais e filhos e a partir das 12h, tem almoço com churrasco, samba de raiz e chorinho.

Professor filiado pode retirar o convite para a festa na sede e subsedes do sindicato ou com um diretor da Apropucc. Sindicalizado não paga e tem direito a um convidado com ingresso no valor de R$ 10.

Homenagem ao professor Paulão

Na noite do dia 15 de Outubro, às 20h, o professor Paulo Cosiuc, diretor da Apropucc e do Sinpro Campinas, será homenageado pela Câmara Municipal de Campinas. Ele foi indicado pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB) para receber o Diploma de Mérito Educacional “Prof. Darcy Ribeiro”.

A Câmara de Vereadores fica na Av. Eng. Roberto Mange, 65, na Ponte Preta.

Mais informações no site do Sinpro (www.sinprocampinas.org.br).

Fonte: Com informações do site do Sinpro Campinas e Região.

Artigos relacionados

Notícias

“Quanto antes melhor”: outubro rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil,

Notícias

De 25/9 a 23/10 estão abertas as inscrições de chapas

Começa nesta sexta-feira (25) a inscrição para o processo eleitoral para renovação da diretoria da Apropucc, gestão 2016-2017. As chapas candidatas têm até o dia 23 de outubro, às 17h,

Notícias

Rabeca Cultural debate Fauna do Arraial de Sousas e Joaquim Egídio

A Rabeca Cultural e o “Projeto Revisitando o Brasil – do Local ao Global, do Global ao Local – Viagens Contextualizadas” convidam para a videoconferência “A Fauna do Arraial de Sousas e Joaquim Egídio: dos Naturalistas

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!