Colóquio da Unicamp discute Universidade e Ensino

tadeu-310815

Reitor da Unicamp José Tadeu Jorge (foto divulgação)

Em comemoração aos seus 50 anos de fundação a Unicamp está promovendo a série “Colóquios Unicamp Ano 50 – de professor para professor”.

O primeiro colóquio começa neste sábado (24), das 8h30 às 13h, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, com o tema “Universidade e Ensino” que será apresentado pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

O evento é destinado aos professores, coordenadores, profissionais, diretores de escolas e instituições de educação, gestores municipais e estudantes. A carga horária será de quatro horas e os certificados serão expedidos on-line pela Unicamp.

As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas em http://www.50anos.unicamp.br.

O Centro de Convenções da Unicamp fica na Rua Elis Regina, 131, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em Barão Geraldo.

Síntese do Colóquio “Universidade e Ensino”:

É consensual que a educação brasileira deixa a desejar e requer ajustes imediatos, pertinentes e objetivos visando sua qualificação. Para definir as necessidades, é indispensável compreender o funcionamento e as características do nosso sistema educacional, identificando as debilidades e buscando encontrar os aspectos que podem ancorar possíveis soluções.

Dada a natureza sistêmica da educação, torna-se necessária a análise de cada etapa e das relações entre elas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico e ensino superior, inclusive a pós-graduação.

Discutiremos os principais indicadores de cada etapa, suas implicações na qualidade da educação e possíveis ajustes de melhoria qualitativa.

A universidade é parte do sistema educacional e pode, pela natureza das suas atividades (produção do conhecimento e contribuição à formulação de políticas públicas), impactar positivamente todas as etapas. Cumprimos esse papel?

Sobre o palestrante:

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp é professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), onde foi Diretor por dois mandatos. Foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Coordenador Geral e Vice-Reitor, e Reitor da Unicamp no período 2005-2009. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP e Secretário de Educação de Campinas. É atualmente Presidente da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), Presidente do Centro Universitário de Desarollo (CINDA), membro do Conselho de Estudos Avançados (CONSEA) da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), membro do Conselho Curador do Memorial da América Latina e Membro do Conselho de Reitores da Universia Brasil. É Reitor da Unicamp desde 2013.

Programação:

  • 8h30: Credenciamento
  • 9h30: Palestra
  • 11h: Café
  • 11h30: Debates
  • 13h: Encerramento

topo_coloquio_unicamp

Artigos relacionados

Notícias

Dia do Trabalhador marca luta de resistência contra retrocessos e perda de direitos

Cerca de 1500 pessoas compareceram à Praça de Esportes no DIC VI em Campinas, na tarde de ontem, 1º de maio, no ato político e cultural do Dia do Trabalhador

Notícias

Debate sobre perseguição aos professores e resistência

O Sinpro Campinas e região realizou, dia 10 de novembro, a roda de conversa para tratar sobre violência e perseguição ideológica aos professores. No evento, os professores presentes entenderam que

Notícias

Ensino Superior, rodada final: agora, depende do patronal

Cláusulas sociais garantidas por dois anos quer dizer que uma importante parte da compensação do professor e do auxiliar está garantida. A questão agora é grana! Está nas mãos do

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!