Colóquio da Unicamp discute Universidade e Ensino

tadeu-310815

Reitor da Unicamp José Tadeu Jorge (foto divulgação)

Em comemoração aos seus 50 anos de fundação a Unicamp está promovendo a série “Colóquios Unicamp Ano 50 – de professor para professor”.

O primeiro colóquio começa neste sábado (24), das 8h30 às 13h, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, com o tema “Universidade e Ensino” que será apresentado pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

O evento é destinado aos professores, coordenadores, profissionais, diretores de escolas e instituições de educação, gestores municipais e estudantes. A carga horária será de quatro horas e os certificados serão expedidos on-line pela Unicamp.

As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas em http://www.50anos.unicamp.br.

O Centro de Convenções da Unicamp fica na Rua Elis Regina, 131, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em Barão Geraldo.

Síntese do Colóquio “Universidade e Ensino”:

É consensual que a educação brasileira deixa a desejar e requer ajustes imediatos, pertinentes e objetivos visando sua qualificação. Para definir as necessidades, é indispensável compreender o funcionamento e as características do nosso sistema educacional, identificando as debilidades e buscando encontrar os aspectos que podem ancorar possíveis soluções.

Dada a natureza sistêmica da educação, torna-se necessária a análise de cada etapa e das relações entre elas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico e ensino superior, inclusive a pós-graduação.

Discutiremos os principais indicadores de cada etapa, suas implicações na qualidade da educação e possíveis ajustes de melhoria qualitativa.

A universidade é parte do sistema educacional e pode, pela natureza das suas atividades (produção do conhecimento e contribuição à formulação de políticas públicas), impactar positivamente todas as etapas. Cumprimos esse papel?

Sobre o palestrante:

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp é professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), onde foi Diretor por dois mandatos. Foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Coordenador Geral e Vice-Reitor, e Reitor da Unicamp no período 2005-2009. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP e Secretário de Educação de Campinas. É atualmente Presidente da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), Presidente do Centro Universitário de Desarollo (CINDA), membro do Conselho de Estudos Avançados (CONSEA) da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), membro do Conselho Curador do Memorial da América Latina e Membro do Conselho de Reitores da Universia Brasil. É Reitor da Unicamp desde 2013.

Programação:

  • 8h30: Credenciamento
  • 9h30: Palestra
  • 11h: Café
  • 11h30: Debates
  • 13h: Encerramento

topo_coloquio_unicamp

Artigos relacionados

Notícias

Professores da PUC-Campinas aprovaram proposta para um futuro Acordo Interno

Os professores da PUC-Campinas, reunidos em assembleia com abono de faltas na última terça-feira (24), aprovaram a pauta para a negociação de um futuro Acordo Interno da categoria e referendaram

Notícias

Por nenhum direito a menos: dia 11/11 nosso trabalho será nas ruas!

Diante da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 em segundo turno na Câmara e também de outros ataques aos/às trabalhadores/as e à educação, como a Medida Provisória

Notícias

Centrais pedem que TST suspenda sessão que vai rever regras trabalhistas

FAs centrais sindicais emitiram nota conjunta sexta-feira (2) pedindo a suspensão da audiência marcada para 6 de fevereiro, na qual o Tribunal Superior do Trabalho (TST) pretende analisar a alteração

0 comentários

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar esta matéria!